Foi dos melhores espectaculos de luz e som que já assisti em situações semelhantes.






O fim do espectáculo...

Barcelona - Set. 2007
Antonio Gaudi – o maior expoente da arquitectura de BCN. As suas obras não distinguem entre a estrutura e a decoração e ninguém sabe onde acaba uma e começa a outra. Recreava formas naturais com tanta grandeza e riqueza. Seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitectura gótica e da arquitectura catalã tradicional.
Com o tempo, passou a adoptar uma linguagem arquitectónica bastante pessoal, projectando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente o templo da Sagrada Família possuem um poder quase alucinatório.
Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário uma das formas mais comuns na natureza. Para tanto, possuía um método de trabalho fora do comum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala moldados pela moldados pela gravidade (Gaudí usava correntes metálicas presas pelas extremidades: quando elas ficavam estáveis, ele copiava a forma e reproduzia-as ao contrário, formando suas conhecidas cúpulas catenárias). Também utilizou a técnica catalã tradicional do trencadis, que consiste de usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies.
Ridicularizado por seus contemporâneos, Gaudí encontrou no empresário Eusebi Guell o parceiro e cliente ideal, tendo sido praticamente seu mecenas.