Muito boa fotografia. Imagem muito bonita. Excelente côr e luminosidade.
Fez um aproveitamento muito bom da luz disponível - já vi pela informação EXIF que não utilizou flash e fez muitíssimo bem, preferindo utilizar uma sensibilidade alta (640 ISO) que mesmo assim nao revela "ruido" e mantém o detalhe.
A composição está perfeita de acordo com a Regra dos Terços, ligeiramete "desiquilibrada" ( o que é desejável) com um enquadramento muito bom, a aproveitar bem os diversos elementos de interesse que podem ser apreciados.
Atendendo a que foi tirada com uma grande angular, as distorções da objectiva estão muito bem controladas e as "linhas" verticais e horizontais bem alinhadas.
Até que enfim que temos novidades, ou eu não entrei ai ou quando estive na capela estava despida ou estarei a ficar assim tão esquecida é que eu estive lá em Julho.
Patu não me digas que te afogaste lá no lago ou arranjaste uma Patu :)
Olá Sandra, ainda bem que estás melhor. Não é conveniente dizer o que me aconteceu na Regaleira. Mas que quando lá fui - pelo menos da última vez - foi algo de inesquecível, foi. ;-)
g2, sim ajoelha-te que bem precisas para redimir os teus pecados.
Ora depois do comento do João - do qual não percebi as partes técnicas - se calhar é por tudo o que ele disse, que eu gosto muito da fotografia.
Exif? Iso? Terços ( terá alguma coisa a ver com a capela > terço > rezar ? ) Acho que não deve ter mas seja como for, continuo a gostar da fotografia.
Já me roubaste um sorriso, a capela é que estava despida cum camandro como diz a nossa Anocas.
Exif: informação da fotografia - máquina, iso, velocidade etc. A regra dos 3 terços imagina a foto dividada em quatro partes e queres colocar o tema preincipal num dos cantos, não sei se me expliquei bem que também não sou grande perita em termos técnicos. isto em vez de parecer um blogue parece um fórum ehehe
Ora ainda bem que já se te escapou um sorriso. Isso é bom.
E fiz a pergunta mesmo a ver se te rias, cum camandro. E consegui ;-). Era o que mais faltava entrares despida numa capela , Santo Deus !!! Agora entrares numa capela despida, pois pelos vistos entraste ou estavas a olhar pró boneco ( ou sei lá bem para onde ou para quem ) e nem reparaste na capela e no seu recheio.
Quanto aos Terços e aos EXIf, pois...compreendi-te.
E isto , é um blogue, um fórum, um sítio onde nos sentimos bem e isso é o que importa.
Sandra , hoje em dia o que mais há são pessoas despidas de muita coisa, infelizmente. Olha, especialmente despidas de respeito e consideração pelos outros, despidas de boa vontade, tolerância, altruísmo e tantas outras coisas mais.
Mas siga para bingo que senão daqui a nada faço chorar as pedras, ahahah. E estamos aqui é para andarmos de coração alegre.
Essa de andares com o olho no buraco da máquina não é desculpa. Sabes porquê? Porque a Ana também teve de ter o olho no buraco da máquina dela e viu o que tu não viste porque andavas distraída, isso sim e não era com a máquina com certeza. Nao me leves a mal, sou brincalhão.
Estava a perguntar aqui ao meu cherry que não é tão despistado como eu (o que me vale é a fotografia, que limpo logo tudo da memória :)) Agora obrigaste-me ir ao meu arquivo e afinal a dita cuja estava lá e afinal estava vestida, não te trates Sandra ihihihi Mas o que me lembrei mais dessa capela é o simbolo penso que da maçonaria ou outra destas organizações secretas estava a tentar-me recordar da história mas não me vem à memória e já agora quero saber se alguém sabe o simbolo, só digo que tem um triângulo :)
Ora cada vez te afundas mais Sandra. Agora que o teu cherry confirmou que a capela estava vestida, afinal de contas, mas estavas tu então a olhar para onde?
g2, ajoelha-te lá para o que tu quiseres, se te faz feliz, isso é o que importa. E se não és pecador, então deves estar quase a ser canonizado como santo: S.g2
Bom dia minha gente, aqui em trás-os-montes está um frio de rachar, o meu cérebro congela é por isso que as minhas memórias se apagam, tanto me esforço para esquecer que até as boas memórias lá se vao, mas como elas sao tantas que tenho que deitar tudo no lixo :) Estava a olhar para o tal simbolo por isso nao me lembro de mais nada e como já sao tantas igrejas e capelas que passaram pelo meu olhar que já nao me lembro como sao :)
Orgulho-me, apesar da minha juventude mas devido á minha profissão, de já ter percorrido este país de lés-a-lés.
E uma coisa é certa: Trás-os-Montes ficou-me no coração.
Gente dura, ríspida por vezes, mas com um coração de oiro e uma genuinidade que não tem descrição alguma. Se houvesse uma votação sobre as gentes mais "doces" de Portugal, o meu voto iria par Trás-os-Montes. E atenção: conheço Trás-os Montes como as palmas das minhas mãos, apesar de ser um saloo de Sintra.
Aliás, conheço Trás-os-Montes e o resto do nosso pais como a palma das minhas mãos. E com imenso orgulho e vaidade.São muitos,mas muitos quilómetros gastos nas nossas estradas nacionais e municipais.
Sandra, parabéns por seres transmontana. E que o teu dia seja bom ;-)
Ah, e esqueci-me de dizer que já estive am Alfândega da Fé...e não te encontrei, Sandra.
Onde estavas tu? Na capela despida da Regaleira? E um dia que aí vá novamente, não me pagas nem um café, nem um almoço, mas uma estadia completa, ora pois.
Porque se um dia vieres para os lados de Sintra, também não o farei por menos: cá em casa o que mais existe,são quartos de casal ( para ti e para o cherry ) com casa de banho privativa. Gente fina...é outra coisa, ahahah.!
A explicação da Sandra é mais do que suficiente para que possa perceber minimamente do que estou a falar e como não me quero tornar maçador indo ainda mais longe em termos e noções técnicas de fotografia, deixarei as coisas estarem como estão.
Peço desde já desculpa a todos os presentes e especialmente à Ana, se os meus comentários congregam não só o prazer da imagem per si, como também a apreciação e comentário sobre a qualidade técnica da mesma. Não consigo em muitos anos de carreira como fotógrafo semi-profissional, dissociar uma coisa da outra. Portanto ter-me-ão de aguentar - sobretudo a Ana - nesta minha maneira de ser e comentar.
Quero também deixar aqui o meu aplauso, por aquilo que este blog é ou se tem tornado: um espaço que, para além da fotografia da Ana Fonseca, tem juntado pessoas ao redor de uma "mesa virtual", onde se conversa sobre tudo e tanta coisa.
E apesar de estar "quedo e mudo" tenho seguido com atenção.
És forreta sim senhor,até nos xutos és forreta, aproveitas os caroços dos limões para não os dares a ninguém.
Ohhhhh....!!!
Quem é a Quicas ? Quicas ? Que nome mais abichanado, xissa !!!
Ana, ainda bem que não te deu para criares um dominio tipo www.quicas.com. Puxa, que parolice. Meu Deus do Céu ( aonde é que eu já ouvi isto ? ) E em que circunstâncias? Num me lembro, cum camandro...
ANA, canudo, ANA. Um nome tão bonito transformado em coelhice, caraças.
Bom dia a todos. Fico feliz por conhecerem a minha linda localidade, antigamente quando se falava era logo onde é isso é em Portugal :( tristes.
Joao continue com os seus belos comentários pelo menos eu aprecio, que tento aprender alguma coisa, e fiquei contentita vá lá que consegui explicar alguma coisa eheheh
pronto ainda nao desapareci, ontem à noite só me lembro de dormir, dormir, dormir... estou pronta para mais um dia :)
Beijos e abraços para todos e um bom dia de trabalho se for o caso.
Pois allez allez para mais uma...tarde de trabalho, que a manhã, essa já passou. Fui a Sines a um cliente - eram 8.30 da manhã e estava lá à porta - e já voltei.
Não sei porquê mas penso que fui apanhado por um radar. Cheira-me que vou ter um presente de Natal surpresa.E daí, até pode ser que não.
Sandra, com tanto dormir estás hoje bem acordada? Então, toca para a frente.
E quem não conhece este oaís bem por opção ou preguiça, então não sabe mesmo o que perde.
Viva Portugal ( só nisto do território e paisagem,sol,gastronomia e gentes ), que de resto, pois enfim, cambada de nabos, é o que somos.( e eu faço parte do grupo )
Isso era a nossa reporter que andava a tentar tirar-te uma foto ehehe acho que é melhor ires pedir ao pai natal.
Claro que estou bem acordada, estou é congelada está um griso que nem imaginais, de manha estava tudo branquinho mas nao de neve gelo, e nevoeiro que nao se via um paomo à frente e pouco melhorou. Foi uma óptima terapia, dormi para ai umas 9 horas sem acordar eheh
Exactamente, isto é um oasis é pena nao apostarem mais mas é outra conversa.
Estamos todos incluidos, as pessoas é que destroiem um pais, nao dá mais porque nao queremos somos uns comodistas que só sabemos viver com os subsidios da comunidade europeia.
Bom dia Ana,temos de combinar o tal cafézinho. Ou um copo. O que te der mais jeito.Ainda esta semana e não me venhas com as tretas do costume. Arranja lá meia horinha para fazermos um update às vistinhas. Eu telefono-te ainda hoje.
Bom dia ppl.
Luz, pois não temos torrão mas não temos só pastéis de nata ou de Belém.
Temos as Queijadas de Sintra, os pastéis de Tentugal e de Vouzela,os Ovos Moles de Aveiro, os D.Rodrigos do Algarve, as Tortas de Azeitão, os Pasteis de Feijão nas suas diversas variantes,os Limonetes, os Jesuítas de Santo Tirso, os pastéis e o toucinho do céu de Murça ,as Trouxas de Ovos, o Pudim do Abade de Priscos,a Encharcada, o Fidalgo,as Fatias de Tomar, a Lampreia de Ovos, Pão de Rala, Sericaia,o Bolo Rançoso,os Papos de Anjo e as Barrigas de Freira,os Arrepiados de Almoster, enfim, se não páro, faço a comento mais longo deste blog, pois muitas mais coisas boas e doces há de norte a sul deste país.
Quem se lembrar de mais, pois venha a público e diga de sua justiça.
E agora diz-me lá Luz anónima, o que têm para nos oferecer os nuestros hermanos em termos de coisas doces?
Doces só os sei comer, e como fico de boca cheia, não posso falar, mas o meu metabolismo ou lá o que deve ser, queima-os todos graças a Deus,por isso mantenho a linha.
E dos que falei, só conheço alguns, quase todos,ahahah
Cá em casa fica tudo doido comigo, especialmente nesta época natalícia, em que faço uma autêntica razia aos doces e em Janeiro, os dígitos balança não sobem.
Serei doente ? Se calhar sou, tenho a "bicha solitária".
Já agora Sandra, conta-me aí mais umas coisinhas que eu não conheça da doçaria de Trás-os Montes.
Se queres que te diga, doces nao sei se há algo tradicional.
O melhor em gastronomia que temos por cá é o fumeiro, mais as alheiras (mas nao as de Mirandela que nem me falem) caseiras que sao tao boas; folar de carne ma páscoa que é um espectáculo; cabrito assado; posta á mirandesa; carnes de caça). É melhor ficarmos por aqui senao almoçamos outra vez ehehe
O tamanho nao quer dizer nada, podem ser grande mas com alma pequena. Sao tao grandes e dao tudo para ter os nossos grandes jogadores nunca vi fazerem guerra pelos vossos ehehehe é só para mudar um pouco a conversa :)
Pois...Tudo torrões.Na sua terra pode haver doces doces mas não melhores que os nossos. O que é que tem o tamanho a ver com a sabedoria de fazer doces?
Apoiado Formiga. Ainda ontem vi uma reportagem em que chefes portugueses (TRANSMONTANOS) mais propriamente de Barca D'Alva a ensinarem espanhois e todos adoram os nossos cozinhados principalmente o bacalhau, digam lá se nao somos o nº 1 em pratos de bacalhau :D
Luz, essa regra de três simples que fizeste foi muito mal feita. Mesmo muito mal feita. E descabida. Não esperava isso de ti.
Não querendo adiantar-me muito mais, Portugal é reconhecido a nivel mundial, como um grande país na sua gastronomia, mas sobretudo pela grande diversidade dessa mesma gastronomia. Em quase 600 quilómetros de comprimento, temos uma diversidade de regiões a nivel gastronómico de fazer inveja a países bem maiores, nomeadamente Espanha, só para tomar um exemplo e chamar o nome às coisas.
Mas então se formos para a doçaria, bem, a coisa extrapola-se proporcionalmente, para uma imensidão de receitas de doçaria conventual e não só, que não conheço NENHUM país na Europa - e conheço bem a Europa a nivel de comes e bebes - que nos faça frente. E Espanha não é certamente um deles.
E se quisermos ir ainda mais além, dou-te o exemplo dos nosso vinhos que, com o devido respeito e consideração, metem os vinhos espanhóis a um canto. Ponto.
Há que saber reconhecer a cada país e às suas gentes, as mais valias e qualidades das mesmas. E a nivel gastronómico no geral, e na doçaria em particular, Portugal é para mim e para muita, muita gente estrangeira, dos melhores países do mundo e um dos países onde se come com mais qualidade a nivel de produtos, higiene e a nivel da confecção das boas e velhas receitas tradicionais portuguesas.
Há países em que se come pessimamente, outros assim assim, outros bem, e outros muitissimo bem. Portugal pertence a este último grupo, sem dúvida alguma.
Podemos ser nabos e pouco agressivos em muita coisa, mas na cozinha, poucos, muito poucos nos batem. Se é que há alguém que nos bate.
Uma correcção Portugal é pequeno mas não tem só 600 km de comprimento. Tem 800. Apoio as palavras do patu e da sandra, claro. Mas a senhora espanhola que parece chamar-se luz, tem muita coisa na sua terra de que se orgulhar. não precisa de subestimar o que é português. bom bacalhau também para si e bom ano novo
Boa dia a todos, rancor sim e nao é por parte dos portugueses mais pela parte dos espanhois, tudo o que eles tem é melhor que em Portugal. Gostava de ver estes povos mais unidos, de certeza que faziamos a diferença.
g2, pois continuo com a ideia dos quase 600 quilómetros. De acordo com uma busca rápida que fiz no google e passo a citar " Com cerca de 560 km de comprimento por 220 km de largura, Portugal é um pequeno país situado no extremo sudoeste da Europa e que, no mapa, se assemelha a um rectângulo banhado pelo Oceano Atlântico a oeste e a sul, o que resulta numa vasta costa de 845 km de comprimento, e limitado a este e a norte pela fronteira com Espanha. "
Ora fiz uma aproximação em linha recta de norte a sul e não à costa do território. Os quase 600 quilómetros é o número que sempre tive na cabeça desde pequenino.
Formiguinha, compreendo o que a Sandra diz, no que toca os rancores e o contexto em que ela o afirmou. Se virmos bem, é a reacção natural ao comento a meu ver infeliz da Luz, quando fez a tal regra de três simples. Nunca o "tamanho foi documento", seja para o que seja na vida e muito menos para comparar países, seja em que circunstância seja.
É preciso saber-se ler nas entrelinhas e consequentemente saber-se entender também nas entrelinhas.
E eu entendi naturalmente o teu comentário sobre a guerra Portugal/Espanha e os "rancores".
Todo o ser humano tem duas formas de comportamento: por acção e por reacção.
Quando agimos por reacção, parte da nossa clarividência vai por água abaixo,perde-se em pensamentos menos lógicos e em palavras que se calhar não deveriam ser ditas; quando pelo contrário agimos por acção - sem termos de ser picados seja no que seja ou por quem seja - somos imensamente mais sábios, tolerantes e humanos.
Há pessoas que pelo seu feitio ou formação, gostam de obter reacções dos outros, gostam de os picar; porém o que têm sempre de contar é com o reverso da medalha,que pode surgir de duas formas:
1 - ou ficam a falar sózinhos para as paredes e não obtêm reacção nenhuma e acabam por ser postos de lado pelos seus pares, que não os estão para aturar;
2 - ou obtêm reacções que podem ser no mínimo, pouco simpáticas e agradáveis, por parte de quem reage.
Tu reagiste; tão legítimo como se tomasses a posição contrária, de não ter dado troco.
eso de los sabores es relativo, para gustos se hicieron los colores!
aqui hacemos muchisimos dulces tenemos una tradición heredada sin dusa de los arabes que continuan fabricando verdaderas y delicadas obras de arte de la dulzura ,y tambien de los innumerables conventos, incluso se dice "ser mas goloso que el gato de las monjas" ademas fabricamos helados y toda clase de pasteles caseros
a pesar de eso el mejor dulce que he probado hasta ahora, he de confesar que es português
Olá Lui, pois olha, o g2 tem razão, os sonhos de abóbora bolina, são muito bons. Aliás é um dos doces que fazemos cá em casa na época de Natal.
E não é um bolo tal qual o g2 diz,(penso que estaremos a falar da mesma coisa). Faz parte dos doces "fritos", primo das rabanadas, sonhos ( sem ser de abóbora ) e outros que tais. A consumir de preferência durante a época natalícia e...durante todo o ano.ahahah.
Quanto à tua teoria dos sabores, pois tens toda a razão, gostos nunca se discutiram.
Cum camandro Lui, pois concerteza que colocarei a receita aqui ( se a Ana me deixar, ela deixa, penso eu ).
Quem os faz é a minha tia Laura, que vem passar o Natal connosco. Vou ver se encontro a receita, se não, olha, quando ela chegar, pois lá terá de me dar a mesma.
Ah e sim, sou um gajo com uma sorte danada,essencialmente a comer doces.
Pera pera, lá em casa, chamamos não sonhos, mas filhoses ou velhoses de abóbora bolina.
Os sonhos são outra coisa e por estas bandas, não são de abóbora. São feitos com uma massa muito levezinha, redondinhos, ôcos por dentro e polvilhados de açúcar ou mergulhados em calda de açucar também.
Lui, Lui, aqui está. Nao posso estar à espera da tia Laura e arranjei esta receita na net, que pelo que vejo a tia Laura fazer, é igual:
Filhoses de Abóbora Menina
Ingredientes
1,4 Kg de abóbora-menina cozida e escorrida; 10 g de fermento de padeiro; 600 g de farinha de trigo fina; 4 ovos inteiros; sal q.b.; azeite de muito boa qualidade;
Preparação
Coza a abóbora e passe-a pelo passador. Depois de bem escorrida desfaça com o fermento, e junte sal, os ovos e a farinha, amassando tudo muito bem. Deixe levedar durante o tempo necessário (10 horas em média, variando contudo conforme a temperatura do ar). Depois da massa bem levedada ponha o azeite num tacho, e quando estiver a ferver, deite-lhe dentro bolinhas de massa do tamanho de um noz. Quando as bolinhas estiverem bem louras, tire-as para uma travessa e sirva-as polvilhadas com açúcar.
Podes obviamente em vez de azeite usar óleo, mas azeite é sempre azeite e eu gosto mais.
E afinal é abóbora-menina e não bolina ( mas eu acho que também há abóbora-bolina. Xiiii, sei lá )
Ah, se não tiveres uma abóbora menina, olha, faz com a que tiveres, pode já ser uma abóbora chavala, tás a ver? )ahahah :-)
Eu sabia que havia Abóbora Bolina. Falei à tia Laura - vive em Penafiel - e ela disse que o que faz são duas versões, as filhoses - receita anterior - e os chamados " Bilharacos de Abóbora Bolina " que não são a mesma coisa que as filhoses de abóbora menina.
Bilharacos de Abóbora Bolina
Ingredientes:
1 tigela de abóbora cozida e escorrida 1 tigela de açúcar 1 tigela de farinha 3 ovos Uvas passas, pinhões e nozes q.b. Óleo para fritar ou azeite 1 pau de canela Canela em pó q.b. Sal q.b.
Preparação:
Coze-se a abóbora com sal e um pau de canela e deixa-se escorrer. Reduza a abóbora a puré e junte-lhe os ovos, a farinha e o açúcar. Misture bem. Junte à mistura as passas, pinhões e nozes. Frita-se a mistura às colheradas em óleo quente ou azeite até dourar. Depois de fritos, colocam-se os bolinhos em papel absorvente para escorrer o excesso de gordura. Dispõe-se os bolinhos e polvilham-se com açúcar e canela em pó a gosto.
É difícil prever a quantidade de abóbora exacta a obter depois de cozida e escorrida. Os volumes de abóbora escorrida, farinha e açúcar devem ser sempre idênticos, variando a quantidade de ovos para acertar.
Lui, faz as duas receitas e depois me dirás qual gostas mais. Eu gosto das duas mas tenho uma inclinação maior pelos Bilharacos.
Como vês os Bilharacos são mais rápidos de fazer, pois a abóbora não é misturada com o fermento e não precisa de levedar.
Ahahah, agora lixaste-me. Abóbora chavala não existe, foi uma brincadeira ( se não é menina, pode ser uma abóbora mais "velha" ).
Agora a diferença entre uma e outra não sei. Existem mais tipos de abóboras, como a abóbora-chila, de onde se faz o doce de chila e sem a qual "manjares como as Tibornas ou o Pão de Rala ficam seriamente comprometidos". ( in Dicas da Vaqueiro ".
Nao me perguntes mais nada sobre abóboras que não sei.
Sandra, não digas nada, a Ana vai-me matar, cum camandro.
Eu sei porque fui a investigar a uma coisa que se chama google ehehehe Abobora só em doce ou a tal chila mas nao em exagero agora no resto nao aprecio. Podes dizer à vontade que nao faz reacçao em mim ehehe come à vontade :)
Até logo que me vou embora.
um até já ou um até amanha logo se ve as minhas aptidoes nocturnas eheheh
E é verdad estáse bem (fogo até parece que nós nao temos blogues para cuidar ihihihi)
Pois Sandra, eu também andei no Google com uma busca por "tipo de abóboras", " diferenças entre abóboras", " abóbora-menina e abóbora-bolina " mas quem ficou com uma cabeça que nem uma abóbora fui eu.
Ia sempre parar a sites brasileiros,cum camandro.
E olha, eu bem que abri um bloguito, mas gasto tanto parlapié por aqui que nem tenho vontade de escrever lá.
Blogai com cuidado, que o vosso blogar tem graça...
Gosto de doce de abóbora.
Ainda agora ao jantar comi ovos moles, castanhas (não sei dizer mais, são umas coisas pequenas, doces como os ovos moles, que há aqui em Aveiro-sur-Mer) e uma fatia de um bolo dulcérrimo...
Acho que abusei.. Depois bebi um gole de aguardente que tenho aqui e que foi oferecida por um amigo que tem uma quinta onde ele planta aguardente.
Estou quase a deixar-vos por uns dias. Não me apetecia lá muito, mas vou passar o Natal à Serra. (Costumo fazer isso, de há uns anos para cá) De modo que, se passarem por lá, perguntem por mim.
Sempre vos ofereço um par de...
...pastéis de nata!
Boa noite
(Onde anda a Quicas que não vem nem sequer arrumar a casa e limpar o pó? Mas ela pensa que somos empregados dela, ou quê?! Hã?! Ai o ca...raças!)
Eu sei o que são essas castanhas de que falas, rapazola g2.
Mas diz-me uma coisa: o teu amigo "planta" aguardente? Julgava que a aguardente fazia-se ou a partir de vinho ou a partir de medronhos por exemplo. Agora plantada, deve ser gira, deve deve. Mas fizeste bem, uma aguardente no fim de tamanha doçaria, ajuda a moer essa mistela toda.
Então se vais para a Serra, pois que passes um Bom natal por lá e toma cuidado contigo. Ah...e não leves os xutos. Faz umas férias.
A Ana ( Quicas ??? ) anda doida com trabalho. Nem respira,a rapariga. Portanto bem lhe podemos dar uma ajuda aqui na "casa" dela.
g2, Feliz Natal e já agora, para todos/as os/as coleguinhas deste sitio simpático
É verdade, sabiam que existia o português ibérico ? Não sabiam mas existe.
Hoje ao fazer uns downloads de uns drivers da Microsoft para uma rede informática de um cliente, deparei-me na página da Microsoft, com a escolha do idioma para os drivers respectivos,em que tinha entroutras duas hipóteses:
Portuguese Brasil Portuguese Iberian
Fiquei a olhar para aquilo com um sorriso na boca e depois, entendi o porquê.
Como devem saber, na Galiza, fala-se espanholês ou portinhol, sendo que nas zonas mais chegadas a Portugal, os nuestros hermanos falam bem mais chegados ao português do que ao espanhol. Aliás eles próprios fazem questão disso mesmo.
Tinha também lá a hipótese de "Spanish", mas não de "Spanish Iberian".
Como nunca ouvi em nenhuma região de Portugal, falar-se mais chegado à lingua espanhola do que à portuguesa e tomando à partida esta minha teoria como correcta, entendo então que a Microsoft tenha colocado esta hipótese na escolha de idiomas no sitio deles.
Fico mais descansada eheheh, também nao percebo porque nao pode haver o portugues de portugal porque tem de ser do brasil, concerteza que gico chateada :(
Patu eu logo vi que tinhas veia de informático ehehehe :)
Sandra, essa do português do Brasil também me irrita, mas enfim.
E não sou informático, ou se calhar sou, sei lá. A minha área era a gestão mas depois dediquei-me á consultoria e assessoria em gestão informática e sistemas de informação.
Uma coisa é certa: ando de computador às costas e à frente das ventas o dia todo, até quando conduzo em serviço, lá vai o portátil ligado no banco do lado, bem preso obviamente, mas sempre online. Já escrevi aqui, parado numa fila de trãnsito. Muito melhor do que tirar catotas do nariz, dizer ou fazer gestos feios aos outros, ouvir as patacoadas que às vezes passam na rádio, ou perder a paciencia, quando não se pode fazer mais nada do que esperar que a fila vá andando.
Concordo contigo, ve-se cá com cada figurinha mais triste ehehehe
Eu nao sou informática mas às vezes obrigam-me a ser :) sou muito curiosa e também passo dia e noite com ele à minha frente, fogo nao sei como à noite ainda tenho coragem de olhar oara ele ehehe tornou-se um vicio.
sé poco de historia, pero lo poco que sé es que no hace tantos siglos que la península era toda una.
que gallegos y portugueses compartieron idioma,y que el mirandês comparte rasgos de mi lengua materna, lo cual me parece fascinante: estaría bien que no se perdiera.
e os galegos falam galego, os catalães catalá e os vascos vascuence. Ñ falam español, porque sao línguas diferentes; ñ é que os galegos falem portuñol, é que eles falam a sua língua, que um dia nao muuito distante, era só uma.
Parabéns Ana, um blog que por causa das tuas fotografias, põe aqui o pessoal bem disposto a confraternizar, a dizer umas baboseiras, a colocar umas receitas de filhoses e bilharacos, a dizerem coisas sábias, enfim...
...tááássseeeeee bem.
Obrigado pelo acolhimento que nos dás, Serigaita. E ainda por cima nem nos aturas, nem cá vens, entrámos em auto-gestão.
Que grande Record amiga, tenho que te dar os parabéns eu nunca vi tanto comento na minha vida ehehe
Isto tudo começou com a regaleira, depois veio a polémica da capela despida ou alguém despida :), doces e mais doces, uma "guerra" Espanha/Portugal, abobora se era menina ou chavala, aprendemos, que o bolina é a famosa chila, agora é uma história linguistica, bem, isto deveria virar um forum isso sim ehehe
Esero que esteja tudo bem contigo Anocas :)
Beijos para todos, hoje não me apetece abraçar. :)
Acho que essa senhora é despeitada. Quem lhe disse a ela que há poucos séculos a península era toda unida? Portugal tema as fronteiras mais antigas da Europa, senhora. Acho que você tem uma certa inveja de Portugal. Há aqui neste blog duas pessoas de Espanha. Uma parece ser uma pessoa extraordinária, cheia de humor, assina Luí. A outra que é anónima, embora haja quem lhe saiba o nome, é despeitada e está sempre a contradizer as coisas que se dizem aqui, principalmente sobre Portugal. Bem sei que assinar Luí, ou PaTU, ou A. Formiga, nada diz sobre ninguém. Mas a verdade é que ao menos liga-se um nome a uma pessoa, quando se lê. Já anónimo, qualquer um pode dizer o que quiser, nunca se sabe qual é o anónimo, hoje pode ser um, amanhã outra. Muito prazer, Luí, gostei de ler o que escreveu nestes comentários. Era para não voltar cá, já tinha até desejado bom Natal, mas essa senhora é irritante, com a mania que sabe tudo e que só ela é que tem razão. Até um dia.
Luz, pois se te faz feliz, inventa lá as palavras que quiseres, mulher. Gosto de ver as pessoas felizes, mesmo que digam asneiras ;).
Sandra, é verdade, à conta de entrares na capela despida - e aqui haverá duas interpretações a ter em conta sem dúvida ;) - passámos para a guerra Portugal/Espanha/Portugal, depois uma troquita de "galhardetes", mais tarde passámos pela forma como se media o comprimento de Portugal,depois até deu para meter aqui umas receitas mesmo oportunas para a época - a ver se a Lui faz as filhoses ou bilharacos - e estamos no ponto em que a Luz insiste em dizer disparates, inventando palavras em espanholês ou portinhol, não sei bem.
Formiguinha - ou Formigão ? - e tu a dares troco à senhora, xissa. De que vale argumentarmos quando do outro lado temos alguém que insiste em ser quadrado? Hã? E somente pelo prazer de irritar, hã? De nada. E não fujas Formiguinha ( ou Formigão ), que gostamos de te ver a reagir à senhora despeitada ;)
Aliás , a Luz adora Portugal e os portugueses e mais nada, sabes porquê? Porque " quem desdenha quer comprar ", mas o que ela ainda não se apercebeu é que nós não estamos para venda. Aliás nunca estivemos, até no tempo das Invasões Romanas, os gajos conseguiram vergar os territórios que hoje são espanhois, mas quando cá chegaram, encontraram um tal de Viriato que lhes deu pancada à séria.
Note-se que o que aconteceu entre 1580 e 1640, foi uma distracção nossa, pois fomos na conversa fiada dos nuestros hermanos. Foi assim:
A morte de D. Sebastião (1557-1578) em Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique I (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1580, Felipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino .No dia 1 de Dezembro de 1640, os Portugueses restauraram a sua independência.
Ao contrário daquilo que o monarca prometeu nas cortes de Tomar em 1581, ainda no seu mandato, e de modo mais intenso no reinado seu sucessor, Felipe III, o desrespeito dos privilégios nacionais vinha-se agravando. Os impostos aumentavam; a população empobrecia; os burgueses ficavam afectados nos seus interesses comerciais; a nobreza estava preocupada com a perda dos seus postos e rendimentos; e o império português era ameaçado por Ingleses e Holandeses perante o desinteresse dos governadores filipinos.
Portugal estava envolvido nas controvérsias europeias que a Espanha estava a atravessar, com muitos riscos para a manutenção dos territórios coloniais, com grandes perdas para os ingleses e, principalmente, para os holandeses em África (Mina, 1637), no Oriente (Ormuz, em 1622 e o Japão, em 1639) e fundamentalmente no Brasil (Salvador, Baia, em 1624; Pernambuco, Paraíba, rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe desde 1630). Finalmente, um sentimento profundo de autonomia partilhado por toda a população, que estava sempre presente, estava a crescer e foi consumado na revolta de 1640, no qual um grupo de conspiradores, constituído por nobres e juristas aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o titulo de D. João IV (1640-1656), dando início à 4ª Dinastia - Dinastia de Bragança
O esforço nacional foi mantido durante vinte e oito anos, com o qual foi possível suster as sucessivas tentativas de invasão do exército Espanhol e vencê-los nas mais importantes batalhas, assinando o tratado de paz definitivo em 1668. Esses anos foram bem sucedidos devido à conjugação de diversas vertentes como uma forte aliança com a Catalunha, os esforços diplomáticos da Inglaterra, França, Holanda e Roma, reorganização do exército português, intensificação ou reconstrução de fortalezas e consolidação política e administrativa.
Paralelamente, os Portugueses conseguiram expulsar os Holandeses do Brasil, como também de Angola e de São Tomé e Príncipe (1641-1654), restabeleceram o poder Atlântico Português. No entanto, as perdas no Oriente tornaram-se irreversíveis e Ceuta ficaria na posse de Espanha.
E contra a História, nada há a fazer. O que é certo é que pelo menos temos de entre muitas,uma qualidade notável: somos um povo de bem. Sabem a história do Viriato ? Eu vou contar já a seguir, noutro comento.
Olha lá, eu assino PaTU sabes porquê ? Porque lembro-me dos meus tempos de adolescência que era conhecido como o Pato Donald, né Ana? Ando assim a modos que, com os pés para fora, tás a ver?
O grande Viriato, foi também enganado na sua boa fé,pelos filhos da mãe dos romanos. Foi assim:
Após a segunda guerra púnica * (218-201 aC), Roma dominava o Leste e o Sul da Península Ibérica. As zonas Oeste e Norte eram ainda dominadas por populações indígenas (iberos) e celtas. Uma federação de tribos lusitanas, que habitavam as regiões mais ocidentais, resistiu à penetração romana, sob a liderança brilhante de Viriato, de 147 a 139 aC.
As batalhas entre tribos lusitanas e o império romano tiveram início cerca do ano 193 bC. Supôe-se que Viriato, filho de Comínio, terá nascido na localidade de Aritius Vetium (actual Alvega), e que terá tido de algum modo acesso a vários aspectos culturais e experiências, para além das actividades de pastor de rebanhos e caçador, que lhe permitiram desenvolver a guerra de guerrilha, com estratégias e tácticas sofisticadas, chegando mais tarde a dialogar positivamente com os representantes de Roma, e alcançando inclusivé a designação de "Amicus Populi Romani", ou seja, aliado em paz com Roma.
Em 150 aC, o pretor romano Sérvio Sulpício Galba aceita uma proposta de paz, em que se incluia o desarmamento dos lusitanos. No entanto, Galba não cumpriu a sua parte do acordo, procedendo ao massacre de cerca de 10 mil lusitanos, sendo outros 20 mil enviados para a Gália, onde foram vendidos como escravos. Viriato foi, afortunadamente, um dos poucos sobreviventes a esta chacina.
Viriato aparece na História quando, em 147 aC, se opôe à rendição dos lusitanos a Caio Vetílio, que os tinha cercado no vale de Betis , na Turdetânia. Viriato lembra aos seus companheiro a traição anterior de Galba.
A fama de Viriato como guerreiro e estratega foi crescendo entre as várias tribos lusitanas, o que lhe permitiu vir a tornar-se o líder efectivo de uma coligação de tribos lusitanas, pela primeira vez na história unidas por um objectivo comum.
Derrota os romanos no desfiladeiro de Ronda, que separa a planície do Guadalquivir da costa marítima da Andaluzia, fazendo nas fileiras inimigas uma espantosa chacina, tendo sido morto o próprio Vetílio. Em 145 AC Quinto Fábio Máximo, irmão de Cipião "O Africano" é nomeado cônsul na Hispania Citerior e é encarregado da campanha contra Viriato ao comando de duas legiões. Ao princípio tem algum êxito, mas Viriato recupera e em 143-142 aC volta a derrotar os romanos em Baecula e obriga-os a refugiar-se em Córdova.
Simultaneamente, seguindo o exemplo do chefe lusitano, as tribos celtibéricas da Hispânia Citerior (Belos, Titos e Arevacos) revoltavam-se contra as prepotências romanas, acendendo uma luta que só terminaria em 133 aC, com a queda de Numância.
Em 140 aC Viriato derrota o novo consul Fábio Máximo Serviliano, matando mais de 3.000 romanos, encurralando o inimigo e podendo destroçá-lo; no entanto, deixou Serviliano libertar-se da posição desastrosa em que se encontava, em troca de promessas e garantias de os lusitanos conservarem o território que haviam conquistado. Em Roma, esse tratado de paz foi mais tarde considerado humilhante e vexatório; como consequência, o Senado romano volta atrás na sua palavra, e declara guerra a Viriato.
A destruição de Cartago, o principal centro de oposição ao poder de Roma, terá sido um elemento importante na viragem da guerra, pois Roma pôde reforçar as suas tropas nas restantes frentes, incluindo, claro, a frente ibérica.
Em consequência da atenção e poder militar concentrado de novo na Iberia, para além da desmilitarização lusitana que entretanto aconteceu, as tropas romanas conseguem levar Viriato a refugiar-se a norte do rio Tejo, num lugar denominado "monte de vénus" (presumivelmente localizado entre Cáceres e Badajoz). Face aos avanços do general romano Quinto Servílio Cipião, Viriato, em posição difícil, enviou-lhe três emissários (Audax, Ditalco e Minuro) para negociar a paz.
Em 139 aC, Viriato foi assassinado durante o sono, por estes mesmos três emissários. Após o assassinato, estes refugiaram-se junto do procônsul romano Servílio Cipião, reclamando o prémio prometido. No entanto, o procônsul ordenou a sua execução, tendo ficado os três expostos em praça pública com os dizeres "Roma não paga a traidores".
O exército lusitano, chefiado por Táutalo, até então o braço direito de Viriato, tentou ainda uma incursão contra os territórios do Sul, mas foi vencido.
Depois da morte de Viriato, Decius Junius Brutus conseguiu finalmente marchar para Norte, através da lusitânia central, e dominar a Gallaecia. Começou então, efectivamente, a ocupação romana do extremo ocidental da Hispânia.
Após a governação de Júlio César, o imperador Augusto fundou a cidade de Emerita Augusta (hoje Mérida), no ano 25 aC, tornando-a a capital da província romana Lusitania, por ele constituída no ano 5 aC.
A luta lusitana pela independência continuaria ainda mais tarde, através do apoio a Sertório, e passando pela criação de um estado lusitano na zona oeste da península ibérica, no séc. I dC.
A identificação de Portugal com a Lusitania, e dos antecessores dos portugueses como sendo os lusitanos (ideia que está na origem do título dos "Lusíadas" de Camões) é hoje largamente ignorada, mas a criação da Lusitania terá certamente tido influência na formação de um reino independente chamado Portugal, vários séculos mais tarde.
Ora como veem, assim foi o pré-nascimento deste pequenino mas simpático país, onde se come muito bem.
Portugal é um País mais antigo que a Espanha, tem uma personalidade própria e sempre teve e foi por isso que nunca os reinos do norte da península (Castela, Leão, Aragão) conseguiram subjugar este pequeno País que, com um milhão e meio de habitantes, dominou o Atlântico Sul, O Índico e todas as rotas comerciais a eles referenciadas. Por causa do Brasil, enganámos e bem, os reis católicos espanhóis (salvo erro). É um facto que a identidade de um povo (nós) existe desde os tempos da ocupação romana, nunca se desvaneceu e deu origem a Portugal por um conjunto de circunstâncias de que se aproveitou o pai de D. Afonso Henriques e depois, este mesmo, o Fundador de Portugal. A senhora espanhola é irritante porque é convencida. E não sou formiguinha. Bye.
Quando disse a senhora espanhola é irritante, referia-me à anónima. Porque vem aqui outra senhora espanhola que me parece ser uma pessoa impecável. E soube dizer que o país dela tem muitos doces (e eu acredito) sem dizer mal dos nossos. Aliás, até parece que ela gosta mesmo é dos nossos doces.
Sandra, eu defendo Portugal sem dizer mal de Espanha. A outra senhora espanhola, Luí, defende o seu País sem ofender o nosso. A diferença é essa. Mas eu devo dizer que nada me move contra a Espanha nem contra os espanhóis. São um país bem mais poderoso que o nosso, mais rico, diferente de nós numas coisas, iguais em outras. Há muitas e graves diferenças dentro da Espanha e aqui não há. Nós somos um só povo, temos uma única identidade e somos uma coisa que a Espanha não é: uma Nação. (Mas não somos uma raça, nada de confusões). Mas o facto de a Espanha ter várias identidades pode não ser mau. Desde que a violência seja irradicada.
Sandra, se me permite: Espanha escreve-se com E maiúsculo, desculpe o reparo. Senão, ficamos iguais à senhora espanhola irritante. Descemos ao nível dela, que é pouco.
Ora pois tá claro , somos todos amigos, unidos pelas fotografias da Ana.
Formiga,que mau feitio xissa, pareces tal qual o coleguinha g2. Cá para mim vocês devem ser irmãos gémeos, devem devem.
Ora temos a Luz Anónima ( olha lá, já agora és uma luz incandescente ou fluorescente ?)- e vou passar-te a chamar "Ressabiada", vou vou - que é o que tu és,sem dúvida e temos a Lui, a senhora que gosta dos doces portugueses e que até vai fazer umas receitas portuguesas de doces baseados na abóbora e que mandou beijinhos à minha tia Laura. Ponto comum entre as duas? São espanholas e contra isso nada a dizer nem a fazer.
Eu por mim dou-me bem com toda a gente,especialmente neste mundo virtual e mais propriamente neste blog da Ana, (em que não conheço ninguém pessoalmente, a não ser a Aninhas,) "filtro" muito o que leio, pois é o que me manda a sensatez, mas um dia se me entornam o caldo, enfim...até atiro telemóveis ao chão. Mas até agora ninguém me fez passar dos carretos.
Bem a verdade é que quem não se sente nao é filho de boa gente e por isso eu entender a Formiga.
Mas acho - só acho - que estamos a dar demasiada importância a algo que, vindo de onde vem - e já sabemos de onde, como e talvez o porquê de vir ( quem desdenha quer comprar )- não merece tamanha plateia.
Li na diagonal o tanto que por aqui se escreveu e que começou nas filhós e vai por aí fora (r as bainhas de grão? uma delícia).
Queria dizer que Luz é uma querida que gosta da polémica (aí algures ela disse que não é polémica, é amor).
A Luí, é uma querida amiga que eu terei todo o prazer do mundo em conhecer um dia destes, assim como a Quicas, que um dia destes há-de levar com pastel de nata que até anda à roda.
PaTU, acredita que não tenho nada mau feitio. E se A Formiga faz críticas (que de facto só li na diagonal, porque há por aí comentários que parecem romances) pois que as faça se fica feliz com isso. Mas eu Não tenho mau feitio, PaTU.
Quanto à conversa de Espanha/Portugal/Espanha... Não digo nada, porque nada há a dizer. A Espanha é o nosso principal parceiro comercial, é o único país com quem temos fronteiras terrestres e, como eu costumo dizer, quanto melhor eles estiverem, melhor nós estamos. De resto, a Espanha é a Espanha, Portugal é Portugal, nem La Palice seria capaz de dizer isto.
E conheço umas coisas de Espanha que nenhum de vocês conhece e de que me abstenho de falar aqui.
Bom dia, um beijinho de Natal às meninas, um abraço aos meninos.
Quicas, correu tudo bem lá com o que era que ias fazer ontem e que referiste aí atrás?
tenho recebido uns torrões de castelló, a terra onde fazem muito bem esses doces.
vejam que ainda ñ recebi nada de vocês.
15-12-2008 21:56 patu,ñ te posso mandar o meu torrao porque eu fiz uma troca com pessoas de castelló. Elas mandavam de lá e eu das minhas freiras.
e portugal ñ tem torrao para fazer a dita troca,apenas isso.
16-12-2008 21:04 mas por uns pasteis de nata ainda quentinhos...................era eu que matava.
16-12-2008 21:13 patu: acabo de traer unos pestiños recién hechos por las monjas, que mejor no te describo.
para no alargarme: piensa que españa es 5 veces más grande que portugal,por lo tanto, multiplica los dulces y te saldrá el número.
17-12-2008 16:24
sólo para éstas fechas tienes millones de turrones,alfajores,mazapanes,polvorones,etc,etc,que benditos musulmanes nos dejaron por aquí.
então, bons bacalhaus,com todos ou desfiados para a noite de natal.
e feliz ano novo.
17-12-2008 16:30
sé poco de historia, pero lo poco que sé es que no hace tantos siglos que la península era toda una.
que gallegos y portugueses compartieron idioma,y que el mirandês comparte rasgos de mi lengua materna, lo cual me parece fascinante: estaría bien que no se perdiera.
19-12-2008 17:57
claro,porque há português angolano, brasileiro,etc...
19-12-2008 18:35
e se ñ dizer nada de spanish in english, é porque ñ há dúvida nenhuma de que somente se fala aqui.
19-12-2008 18:40
e os galegos falam galego, os catalães catalá e os vascos vascuence. Ñ falam español, porque sao línguas diferentes; ñ é que os galegos falem portuñol, é que eles falam a sua língua, que um dia nao muuito distante, era só uma.
deixa os ralamentos e come-te uns docinhos.
19-12-2008 20:02
ralamentos e ponto. se ñ gostas,eu crio palavras novas.
19-12-2008 20:56
HAGAN EL FAVOR DE LEER CON LOS OJOS ABIERTOS Y DEJEN LAS PASIONES PARA OTRAS OCASIONES MÁS INTERESANTES.
Considero que lo que he escrito no falta el respeto a nadie. Yo soy española porque nací aquí, y eso, realmente, no me importa nada. Podría ser negra, o amarilla, pero soy lo que soy y no tengo ningua necesidadd e defender españa ni ningún otro sitio, porque no necesito identificarme con un país, ni tan siquiera territorio.
Y de verdad, escriban lo que les venga en gana, que no me molestan.
patu: disculpa si no me he leído tus e-mails, es que o tengo costumbre de leer correos tan largos.
notas: - lo que yo piense de portugal, a quién ha de importarle? -por qué se preocupan tanto por lo que diga alguien anónim@ a quien nunca van a conocer ni compartir nada con él/ella?
en lo referente a todas las acusaciones que hacen infundades, voy a buscar el látidgo de 7 cabezas y proferirme unos buenos latigazos hasta que me hagan sangre.
también puedo escribir mil veces:
" no maldecirás contra el pastelero que te dijo que los pasteles de nata aguantaban en perfecto estado hasta llegar a madrid"
Texto en mirandés L mirandés ye ua lhéngua falada ne l stremo nordeste de Pertual, na frunteira cun Spanha, nua region que ten al redor de 450 (quatro cientos i cinquenta) km², formada por quaije to l cunceilho de Miranda de l Douro , i por alguas aldés de l cunceilho de Bomioso , ne l çtrito de Bregança, region de Trás-ls-Montes. Stima-se que haba acerca 15.000. En castellano El mirandés es una lengua hablada en el extremo noreste de Portugal, en la frontera con España, en una región que tiene alrededor de 450 km², formada por casi todo el concejo de Miranda do Douro, y por algunas aldeas del concejo de Bomioso, en el distrito de Braganza, región de Tras-os-montes. Se estima que hay en torno a los 15.000 hablantes. En leonés El mirandés ye una llingua falada na fasteira nordeste de Pertual, na raya cun Hespaña, nuna rexón que tien al rodiu de 450 km², formada pur cuasi tol conceyu de Miranda'l Douru y pur deillos pueblos del conceyu El Vimiosu, nel distritu de Bregancia, rexón de Tras-los-Montes. Albídrase qu'hai cerca de 15.000 falantes. En asturiano El mirandés ye una llingua falada na fastera nordeste de Portugal, na llende con España, nuna rexón que tien al rodiu de 450 km², formada por cuasi tol conceyu de Miranda'l Douru, ya por dellos pueblos del conceyu de Vimosu, nel distritu de Bragança, rexón de Tres-os-Montes. Albédriase qu'hai cerca de 15.000 falantes. En extremeño El mirandés es una luenga palrá ena frontera nordesdi e Purtugal, nel arrayu con España, nuna rehión que tiini alreol de 450 qm² hormá pol abati tol concehu e Miranda e Dueru, i pol angunus puebrus del concehu e Boimosu, nel destritu e Bragança, rehión de Tras-os-Montes. S'estima qu'ai alreol 15000 palrantis. En gallego O mirandés é unha lingua falada no estremo nordés de Portugal, na fronteira con España, nunha rexión que ten arredor de 450 km², formada por case todo o concello de Miranda do Douro, e por algunhas aldeas do concello de Boimoso, no distrito de Braganza, rexión de Tras-os-montes. Estímase que hai preto de 15.000 falantes. En portugués O mirandês é uma língua falada no extremo nordeste do Portugal, na fronteira com a Espanha, numa região que tem arredor de 450 km², formada por quase tudo o conselho de Miranda do Douro, mais algumas aldeias do concelho de Boimoso, no distrito de Bragança, região de Tras-os-Montes. Estima-se que há perto de 15.000 falantes.
para que vean que en portugal también existen influencias leonesas, por el tiempo en que tras-os montes pertenecieron a astorga y no a braga.
Bom dia, eh pá, mas Luz "Ressabiada" ;) - , quais latigazos quais carapuças,não te molestes.
Eu por mim ao ler-te, coloco as paixões de lado, não sou gajo de estar a ferver em pouca água, especialmente nestes ambientes virtuais, pois acho que toda a gente tem o direito de escrever o que quiser, dentro de certos limites éticos, de respeito e de bom senso. Por acaso ao vivo, fervo em muito menos água do que aqui, pois estou a ver a pessoa, estou a olhá-la nos olhos e tudo é diferente.
Mas deixa-me dizer-te só uma coisa:
"- lo que yo piense de portugal, a quién ha de importarle? -por qué se preocupan tanto por lo que diga alguien anónim@ a quien nunca van a conocer ni compartir nada con él/ella? "
Ora isto que dizes é uma falácia, porque nao é pelo facto de seres anónima que deixas de causar perturbação às pessoas que te lêm.
E lá porque és anónima e pelo facto de que nunca te iremos conhecer, não quer dizer que não partilhemos nada uns com os outros.
Porque se não queres ou não podes partilhar nada connosco, porque escreves aqui ? O facto de estarmos aqui a escrever o que nos vai na alma e na ideia, é logo à partida, uma partilha que fazemos entre nós todos. E acredita que também a mim, ninguém me conhece - somente a Ana - e não é por isso que deixo de me sentir bem e perto de todos vocês. E não faz mal que não tenhas lido os comentários grandes que fiz. Cada um lê aquilo que quer e em que está interessado.
Se houve aqui alguém que se sentiu "aparentemente" mais ofendido sobre aquilo que escreveste, foi a Formiga , com todo o direito que lhe assiste - por acaso até tenho uma teoria sobre a identidade da Formiga, mas isso guardo para mim, e só fiz saber à Ana essa minha teoria - mas o que é perfeitamente entendivel, dado por vezes as palavras agrestes e atitudes agrestes que usas no teus comentos. Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele. E claro que para o meu entendimento, nunca insultaste aqui ninguém.
g2, tens mau feitio sim senhor,porque toda a gente tem sempre a um cantinho de si próprio o seu mau feitio. E tu nem ninguém é excepção. Uns revelam-no mais que outros ou são mais propensos a deixar que esse mau feitio se revele com mais assiduidade. Não será eventualmente o teu caso. Digo isto a nivel virtual, pois o mais certo é que nunca te venha a conhecer pessoalmente
Pelo meu lado sei como correu o dia ontem à Aninhas, mas não sou porta-voz dela. Ela que o diga se quiser.
..." no maldecirás contra el pastelero que te dijo que los pasteles de nata aguantaban en perfecto estado hasta llegar a madrid"...
Caramba, Luz Ressabiada, diz-me lá a tua morada a ver se não te mando os cabrões dos pastéis de nata por correio azul ( pela Seur não, que fica caro ). Que não seja por isso, porra.
Cabrões não é asneira, cabrão é um sinónimo de bode muito grande.
Pelo menos gostei de ler sobre Miranda do Douro e Vimiosos, dois belos concelhos de Trás-os-Montes, a minha bela região. Hoje o Mirandês é considerado uma lingua e é uma honra para os Mirandeses. Agora se são influências espanholas ou em Espanha são influências portuguesas já não sei bem :) O que é certo Miranda parece mais dos Espanhóis, há sempre uma grande quantidade de turistas e que eu acho super simpaticos, talvez o norte de Espanha seja o mais parecido com Portugal ou seja, neste caso mesmo com o norte de Portugal onde (penso eu) haja uma ligação muito mais forte.
Vamos falar no que há de bom ou de mau em cada lado porque não há nenhum país perfeito.
venham visitar a minha região que não se arrependem :) E fiquem no Hotel Spa para quem não conhece é o único SPA ao ar livre em Portugal e sim fica aqui mesmo em Alfândega da Fé. Eu sei que há muitos ressabiados e só falam mal dele porque se encontra em Trás-os-Montes e não temos direito como a A4 que somos a única região de Portugal que não tem 1Km, em 2008 fez-se justiça. Uma das invejas que tenho de Espanha é a quantidade de Auto-Estradas que tem.
olha a sandra que ñ sabe de onde vêm as influenças............. achas que o bacalhau que faz( eu tb o faço, mas ñ dou ninguém a rezeita!!)) a minha mãe ñ tem nada a ver a influença portuguesa????????? será que vocês copiaran da minha terra?
eu ñ estou para lutas,patu, assim que vou cozinhar uma pescada.
até breve.
nota: deberiam estar a orgulharse e que haja espanhóis que gostem de aprender na escola de idiomas(mesmo que ñ saibam o que é)o seu idioma.
El portugués moderno procede del idioma galaico-portugués. La primera gramática portuguesa, obra del presbítero y profesor de retórica de Coimbra Fernando de Oliveira, se publicó en Lisboa en 1536, (38 años después que la Gramática Castellana de Antonio de Nebrija, la cual es la primera en ser publicada de todas las gramáticas romances).
Eh pá. Mas é preciso estarmos assim ? Ai cum canudo que leva tudo com um pano enxarcado nas ventas,levam levam,cum camandro.
Luz, eu não estou a lutar com ninguém e muito menos contra ti. Nada tenho contra ti e aquilo que eu te tiver de dizer, para o bem e para o mal, digo-te frontalmente sem cerimónias, e nao assino com outro nome ou seja lá o que seja. Assino como PaTU, para saberes de onde as palavras veem. E espero que o faças também comigo. Só assim sei respeitar as pessoas.
Tens razão quando dizes - "achas que o bacalhau que faz( eu tb o faço, mas ñ dou ninguém a rezeita!!)) a minha mãe ñ tem nada a ver a influença portuguesa?????????" - e quando dizes - "nota: deberiam estar a orgulharse e que haja espanhóis que gostem de aprender na escola de idiomas(mesmo que ñ saibam o que é)o seu idioma."
Agota tens de admitir que por vezes és "cáustica" nos teus comentos, e não podes esperar que toda a gente tenha ou aceite o teu sentido de humor. Certo ?
Mas olha que eu até te mandava mesmo os pasteis pelo correio, não ponhas a minima dúvida nisso.
Sandra, miuda, acalma lá os cavalos rapariga, não fiques assim caraças. Vá, não gosto nada de ver o pessoal assim. Depois a Aninhas zanga-se connosco. Olha sabes que Lisboa é a cidade europeia com a maior rede de autoestradas à sua volta? Sem comentários e por isso é que vocês para os vossos lados, têm ainda estradas e acessos miseráveis. Não sou daqueles que diz que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem.
Acabem lá com esta guerra parva de Espanha/Portugal.
g2, essa de dizeres que leste tudo na diagonal ou transversal, eh pá, vai meter essa a outro, porque não me acredito minimamente.
Patu não estou irritada, para me verem irritada ainda têm que trabalhar muito :) mas quando vejo muita teimosia para mim chega :)
Pois temos estradas miseráveis, quando neva ficamos isolados, para fazermos compras a preços apeteciveis temos que andar alguns bons kilómetros, se temos a infelicidade de grandes maleitas temos que recorrer ao Porto, levantar às 4 da matina se querermos chegar a horas, para podermos chegar às 8 só podemos que recorrer aos bombeiros e por vezes pagar porque cortaram mas até acho bem porque era um grande abuso mas deviam ver quam precisa para onde mais se precisa. Mas apesar disto é uma boa região, é um paraiso, é o nosso pulmão.
Pronto é para veres que não estou chateada principalmente contigo :)
A Anas qualquer dia agarra em nós e dá-nos um pontapé que já abusamos do estaminé dela eheheh :)
Olha Sandra, temos uma coisa em comum: é preciso darem muito para me irritarem também.
E o que relatas depois,enfim, nem comento porque me dá tristeza mesmo, profunda tristeza.
Vê por exemplo o caso do Alentejo: servido por autoestradas - ok, é passagem para o Algarve - mas com estradas secundárias de excelente nível. Porquê ? Porque o Alentejo se tornou na "sitio da moda " dos riquinhos de Lisboa. E o mais grave é que o próprio Alentejo sofre desse mal mesmo: se compararmos as estradas da "zona da moda " ( Portalegre, Evora, Estremoz e etc - portanto o Alentejo interior ),com a do Alentejo litoral, contrasta com as más e sofríveis estradas do Alentejo litoral, mais sazonal e menos da moda que o seu "primo".
É esta "pequenez e estreiteza de espirito " que condeno nos portugueses.
Obrigado, PaTU. Faço minhas as tuas palavras e desejo-te também um Natal Alegre, para ti e para os teus e cheio de prendas. Se quiseres uma auto-estrada, diz. Eu faço-as.
Eu agora também vou ter uma :) mas se precisar de uma contrato os teus serviços :)
Muito prazer luzdeluz, anónimos somos todos a assinatura é que faz de nós a diferença, imagina aparecia outro anónimo espanhol pensávamos que eras sempre tu :)
pega lá um besito para veres que eu não estou chateada nem guardo rancores :)
Sim e não, Luz. Se até agora sabemos que o anónimo és tu, mesmo que não assines, é óbvio que uma pessoa que pelo menos assina ou coloca o seu nome ou identidade virtual no fim, mesmo que comente como anónimo, pelo menos dá uma identidade a esse comento. Sabemos pelo menos virtualmente com quem estamos a falar.
Isto dos blogs é interessante mas pode tornar-se pernicioso, quando as pessoas se escondem atrás de um anonimato. Obviamente que todos podem perguntar: mas quem é o PaTU ? E eu respondo: o PaTU sou eu, aquele que fala com vocês todos, que é amigo da Ana e conhecido de todos vocês ,mesmo que virtualmente, mas aquilo que escrevo, penso e demostro aqui como PaTU, é antes de mais a minha genuinidade, a minha forma de ser tal qual sou como pessoa. Podia aqui apresentar-me com o meu nome próprio e se o não faço, tem somente a ver com o facto de que para a Ana, sou o PaTU Donald.
Podemos inventar as personagens que quisermos, o que penso sobretudo é que não devemos inventar formas de estar e sentimentos que não condizem connosco e sermos íntegros e honestos na forma como escrevemos e demonstramos as nossas ideias, sentimentos e emoções, mesmo que num mundo virtual.
Saibamos sempre respeitar-mo-nos uns aos outros e as nossas diferenças.
Bom Natal para todos e Luz, toma um besito por teres assinado. ;)
Ana, Lui, Luz, Sandra, g2, Formiga , ( continuo a achar que esta formiga é "baile" )o João - que só comenta as fotografias ) e eu.
Já viram, neste post da Ana, 8 pessoas contribuiram para 143 comentários, 8 pessoas sentiram-se bem e à vontade para dizerem de sua justiça, para demonstrarem os seus sentimentos e emoções sobre alguma e tanta coisa, 8 pessoas vieram aqui repetidamente ver se " mais algo tinha sido escrito "
Isto a mim, diz-me imenso, diz-me sobretudo que somos de carne e osso e de que precisamos todos uns dos outros , seja de que maneira seja, para nos sentirmos vivos, interessantes e interessados e sobretudo demonstra que pelo menos nós os 8...não estamos sózinhos.
Porque no fundo quando saímos daqui, ficamos sempre a pensar naquilo que cada um disse e isso é tudo menos solidão.
Só por isto, já vale bem a pena o Natal.
Mais uma vez Ana, obrigado por nos deixares cá estar, obrigado por não teres imposto qualquer limite às nossas conversas ou temas, desde que regidas pelo respeito mútuo e sensatez.
A todos, sem excepção, obrigado por " fazerem parte do meu dia ". Fico mais quente sem dúvida alguma.
Tens toda a razão, eu encontrei nestes últimos dias um cantinho de amizade virtual mas será sempre amizade e faz-me sentir que não estou aqui sozinho dentro destas 4 paredes.
Sim, obrigado ANA por deixares estar aqui estes chatos eheheh
E viva o Natal que faz estas coisas :)
E já agora, um bom natal para todos os que passam aqui.
Tu nao te emociones mulher. Tu tá-me quéta. Prefiro que entres na capela despida, ;) Nota, a capela é que está despida, não hajam más interpretações, ohhhh!!!
Uma mulher emocionada é pior...que um homem emocionado também.
Tens razão por mim rio e faço rir os outros, pelo menos aqui que por vezes as nossas vidas já são bem cinzentas portanto toca a rir que faz bem à saúde.
Não sou muito boa nesses jogos, sou melhor nos de pc ehehe vai uma corridinha de carros ou bilhar ou aqueles que fazem pensar muito até cairmos para o lado ehehe
Agora com a barriguita acomodada já posso contribuir para o 200 :)
Corridinha de carros no pc ? Ainda se fosse ao vivo, alinhava, numa pista claro está, para não fazer perigar a segurança rodoviária, agora no pc?
Vá deixa-te lá de desculpas e anda jogar ping-pong. Tu e o g2 contra mim ( ó pa mim a armar-me aos cucos ). A não ser que eu jogue com a LuzLuz, ou com a Lui, mas elas piraram-se daqui, cum camandro.
Ao vivo também gosto mas é de os fotografar é cá uma adrenalina pá, andam-me sempre a chamar de doida porque me coloco à frente dps bichos ihihihi mas na verdade não me ponho mas nas fotos parece eheh
Pronto G2 anda lá para este se calar vai ver o que é bom ehehehe
Vá agora é a minha vez oh G2 aparece lá que eu não me aguento sozinha a jogar com este que pensa que percebe muito do riscado, que companheiro me arranjaste pá.
Eu sei que os gajos se despistam mas o que queres quando estou com o raio da máquina esqueço-me de tudo mas eu coloco-me sempre em sitio que possa fugir num te preocupes.
Bem , vou sair e apanhar ares aqui de Sintra. Se calhar passo nas queijadas e arrumo um pacote com uma bica. Seis queijadinhas vão-me fazer bem, ai se vão.
Mas olha lá, querias acertar-me aonde ? Hã? No peito, nas mãos ? Ainda bem que foi na tola, que tenho a cabeça rija. ;)
Já foste feliz em Sintra ? Olha, também eu, aliás, já fui feliz em muito lugar. Ou melhor, ainda sou feliz em muito lugar, tenho alguns momentos de felicidade.
Eu jogo ténis de mesa (muito bem), bilhar livre, voleibol, futebol. Sei nadar e andar de patins. De bicicleta também. Jogo à sueca, o King, o póquer de cartas e de dados...
Nadar - sou pato afinal - nado, fui nadador federado, patins também ando - fui jogador de hockey em patins - ténis de mesa e ténis, voleibol gosto imenso, badmington, jogo king também, xadrês, damas, jogo também à sardinha para aquecer as mãos, bowling dou uns toques jeitosos, futebol não jogo mas já joguei rugby em miúdo, joguei à macaca com as minhas amigas em garoto e não me lembro de mais nada.
Outro jogo que jogo bem, é desafiar alguém a comer mais doces do que eu, de uma assentada.
E lá tás tu com a mania que és mandão e autoritário g2, vai lá para a cama - até tens em baixo alguém que te diz " boa noite, meu amor,boa noite ", e deixa-me cá por aqui que ainda não me vou deitar.
Também jogo xadrez (até aqui no pc) e damas, com as meninas não joguei nunca à macaca, há outros e bem mais interessantes jogos para fazer em companhia das meninas, um dia mando-te um livro a falar dessas coisas...
Bom dia...
PS: Quicas, amanda aí a password do teu blog para eu cá postar uma foto de Aveiro-sur-Mer... Onde é que tu andas, ó Lampiona?
Patu a queijadinha era tão boa. Eu também já fui feliz em muitos cantinhos de Portugal :) E sou muito feliz onde estou no meu paraíso, ao quentinho (cá dentro que lá fora já pus o pé e está tudo vidrado) Já desejei boas festas num dos meus estaminés falta no outro mas ainda não me apetece.
E hoje começa o inverno para quem não se lembre, eu não me lembrei quem me lembrou foi o sapo :)
Um bom domingo para todos.
P.S. G2 a essa hora avho que já estava a dormir :)
g2, bom dia rapazola, podes guardar o livro pois acredita que não vou aprender nada nem tampouco tu me ensinas seja o que fôr. Também eu sei fazer outros e mais interessantes jogos com meninas, mas ao contrário de ti, sei jogar à macaca e nunca perdi a minha masculinidade ou coisa que o valha por causa disso. Devias jogar também, faz-se exercicio e divertimo-nos bué. ;)
Já percebi que tens um "amor" por estas bandas. Isso é bom, é bom amar. Ama rapaz, ama. Agora nao havia necessidade de comentares como anónimo. És rapaz de muitas identidades aqui pelos blogs,isso baralha-me e atrofia-me o espirito. Desculpa a sinceridade e frontalidade. Ainda queres que te escreva um email ? Já pedi à Ana o endereço mas ela nao tem estado perto do computador.
Já agora, que queres que eu te escreva ? Olha, mando-te as boas festas. Depois logo se verá.
Sandrucha,bom dia ( é assim que a Ana te trata e acho giro ), ainda bem que gostaste da queijada. Essa era da Fábrica da Sapa, agora dou-te uma da Casa do Preto para o pequeno almoço. Apesar de um bocado diferentes, são ambas boas, sendo a da Casa do Preto, mais queijada - a massa interior é mais macia que as da Sapa e a queijada em si mais baixinha. Que te faça bom proveito. E pronto, hoje começa o Inverno - nem dava por tal. Obrigado por avisares.
Luz, bom dia, deitaste-te às 4 e tal? Olha, também eu, deitei-me eram 6 e cinco. Fazes parte de um coro ? Deve ser muito giro, estou a falar a sério. E isso, tira férias hoje e não cozinhes. E parabéns pelo português. Falas e escreves melhor português, do que eu espanhol ;).
Pois fará o favor de desculpar, mas disse olés como poderia ter empregue olás. Não foi com o intuito de ferir a sua sensibilidade ou com intuitos ou significados menos dignos ou encapotados.
209 comentários:
1 – 200 de 209 Mais recente› Mais recente»Vinha aqui para ver se o pessoal estava mais bem disposto e tropecei nesta fotografia nova.
Ahhhhh. Gosto desta. Não sei bem explicar o porquê, mas gosto muito.
Ai Ana se soubesses o que já me aconteceu na Regaleira...!!!
Mas um dia conto-te. ;-)
BeiJus do
PaTU
Terei que ajoelhar?!
Pergunto, à cause des mouches...
Boa noite Ana
Muito boa fotografia. Imagem muito bonita. Excelente côr e luminosidade.
Fez um aproveitamento muito bom da luz disponível - já vi pela informação EXIF que não utilizou flash e fez muitíssimo bem, preferindo utilizar uma sensibilidade alta (640 ISO) que mesmo assim nao revela "ruido" e mantém o detalhe.
A composição está perfeita de acordo com a Regra dos Terços, ligeiramete "desiquilibrada" ( o que é desejável) com um enquadramento muito bom, a aproveitar bem os diversos elementos de interesse que podem ser apreciados.
Atendendo a que foi tirada com uma grande angular, as distorções da objectiva estão muito bem controladas e as "linhas" verticais e horizontais bem alinhadas.
Vê-se que foi uma fotografia tirada com cuidado.
Por tudo isto, está de parabéns
Cumprimentos
JA
Patu em resposta ao comento anterior obrigado :)
Até que enfim que temos novidades, ou eu não entrei ai ou quando estive na capela estava despida ou estarei a ficar assim tão esquecida é que eu estive lá em Julho.
Patu não me digas que te afogaste lá no lago ou arranjaste uma Patu :)
Beijos a todos.
http://fontesefontanarios.blogspot.com
Olá Sandra, ainda bem que estás melhor. Não é conveniente dizer o que me aconteceu na Regaleira. Mas que quando lá fui - pelo menos da última vez - foi algo de inesquecível, foi. ;-)
g2, sim ajoelha-te que bem precisas para redimir os teus pecados.
Ora depois do comento do João - do qual não percebi as partes técnicas - se calhar é por tudo o que ele disse, que eu gosto muito da fotografia.
Exif? Iso? Terços ( terá alguma coisa a ver com a capela > terço > rezar ? ) Acho que não deve ter mas seja como for, continuo a gostar da fotografia.
BeiJus e abraÇus do
PaTU
Sandra, entraste na capela despida ?
Ai meu Deus do céu ( como alguém costuma dizer ).
BeiJus
PaTU
Já me roubaste um sorriso, a capela é que estava despida cum camandro como diz a nossa Anocas.
Exif: informação da fotografia - máquina, iso, velocidade etc.
A regra dos 3 terços imagina a foto dividada em quatro partes e queres colocar o tema preincipal num dos cantos, não sei se me expliquei bem que também não sou grande perita em termos técnicos.
isto em vez de parecer um blogue parece um fórum ehehe
Ora ainda bem que já se te escapou um sorriso. Isso é bom.
E fiz a pergunta mesmo a ver se te rias, cum camandro. E consegui ;-). Era o que mais faltava entrares despida numa capela , Santo Deus !!! Agora entrares numa capela despida, pois pelos vistos entraste ou estavas a olhar pró boneco ( ou sei lá bem para onde ou para quem ) e nem reparaste na capela e no seu recheio.
Quanto aos Terços e aos EXIf, pois...compreendi-te.
E isto , é um blogue, um fórum, um sítio onde nos sentimos bem e isso é o que importa.
Obrigado Ana pelo "espaço" e pelas fotografias.
Beijus do
PaTU
Há muita gente que entra lá despida de espirito, devoção, etc.
estava a olhar para a minha cãmara ora essa eheheheeh por isso às vezes esqueço-me o que vejo estpu sempre com o olho no buraco da máquina ehehe :)
bjs
Sandra , hoje em dia o que mais há são pessoas despidas de muita coisa, infelizmente. Olha, especialmente despidas de respeito e consideração pelos outros, despidas de boa vontade, tolerância, altruísmo e tantas outras coisas mais.
Mas siga para bingo que senão daqui a nada faço chorar as pedras, ahahah. E estamos aqui é para andarmos de coração alegre.
Essa de andares com o olho no buraco da máquina não é desculpa. Sabes porquê? Porque a Ana também teve de ter o olho no buraco da máquina dela e viu o que tu não viste porque andavas distraída, isso sim e não era com a máquina com certeza. Nao me leves a mal, sou brincalhão.
BeiJus do
PaTU
Estava a perguntar aqui ao meu cherry que não é tão despistado como eu (o que me vale é a fotografia, que limpo logo tudo da memória :))
Agora obrigaste-me ir ao meu arquivo e afinal a dita cuja estava lá e afinal estava vestida, não te trates Sandra ihihihi
Mas o que me lembrei mais dessa capela é o simbolo penso que da maçonaria ou outra destas organizações secretas estava a tentar-me recordar da história mas não me vem à memória e já agora quero saber se alguém sabe o simbolo, só digo que tem um triângulo :)
Eu quero ajoelhar mas não é para redimir pecados nenhuns... Não sou pecador, eu...
Bons dias...
Bom dia Ana, bom dia people.
Ora cada vez te afundas mais Sandra. Agora que o teu cherry confirmou que a capela estava vestida, afinal de contas, mas estavas tu então a olhar para onde?
g2, ajoelha-te lá para o que tu quiseres, se te faz feliz, isso é o que importa. E se não és pecador, então deves estar quase a ser canonizado como santo: S.g2
Aninhas, tem um dia bom.
BeiJus e abraÇus do
PaTU
O sÍmbolo tem um triangulo ? É o símbolo do
TRIANGULO DAS BERMUDAS.
BeiJus do
PaTU
Bom dia minha gente, aqui em trás-os-montes está um frio de rachar, o meu cérebro congela é por isso que as minhas memórias se apagam, tanto me esforço para esquecer que até as boas memórias lá se vao, mas como elas sao tantas que tenho que deitar tudo no lixo :)
Estava a olhar para o tal simbolo por isso nao me lembro de mais nada e como já sao tantas igrejas e capelas que passaram pelo meu olhar que já nao me lembro como sao :)
Que tenham um bom dia, eu vou tentar :)
Se é isso nao sei, mas tem um olho no meio do triangulo.
Trás-os-Montes é a minha terra do coração, Montalegre é onde eu gostava de estar, agora...
Uma terra linda sem dúvida, mas estou longe de montalegre: Alfandega da Fé e também linda. :)
Sei muito bem onde é, já lá estive várias vezes (mas não ultimamente) e sim, é linda, Alfândega da Fé.
Se de lá és, parabéns de um alentejano com coração de transmontano, depois de ser coração de alentejano...
Muito obrigado conterraneo :)
Quando passares por cá pago-te um café.
Nasci, fui criada e continuo por cá até morrer, nao tenciono sair de cá, só se a vida correr para o torto :)
Uma boa tarde para todos.
Só um café?
Pronto um almoço :)
Tu é que tens a fama de ser furreta nao sou eu ehehe
Orgulho-me, apesar da minha juventude mas devido á minha profissão, de já ter percorrido este país de lés-a-lés.
E uma coisa é certa: Trás-os-Montes ficou-me no coração.
Gente dura, ríspida por vezes, mas com um coração de oiro e uma genuinidade que não tem descrição alguma. Se houvesse uma votação sobre as gentes mais "doces" de Portugal, o meu voto iria par Trás-os-Montes. E atenção: conheço Trás-os Montes como as palmas das minhas mãos, apesar de ser um saloo de Sintra.
Aliás, conheço Trás-os-Montes e o resto do nosso pais como a palma das minhas mãos. E com imenso orgulho e vaidade.São muitos,mas muitos quilómetros gastos nas nossas estradas nacionais e municipais.
Sandra, parabéns por seres transmontana. E que o teu dia seja bom ;-)
Quanto a ti g2, por seres alentejano, enfim...!!!
PaTU
Ah, e esqueci-me de dizer que já estive am Alfândega da Fé...e não te encontrei, Sandra.
Onde estavas tu? Na capela despida da Regaleira? E um dia que aí vá novamente, não me pagas nem um café, nem um almoço, mas uma estadia completa, ora pois.
Porque se um dia vieres para os lados de Sintra, também não o farei por menos: cá em casa o que mais existe,são quartos de casal ( para ti e para o cherry ) com casa de banho privativa. Gente fina...é outra coisa, ahahah.!
BeiJus do
PaTU
Caro PaTU,
A explicação da Sandra é mais do que suficiente para que possa perceber minimamente do que estou a falar e como não me quero tornar maçador indo ainda mais longe em termos e noções técnicas de fotografia, deixarei as coisas estarem como estão.
Peço desde já desculpa a todos os presentes e especialmente à Ana, se os meus comentários congregam não só o prazer da imagem per si, como também a apreciação e comentário sobre a qualidade técnica da mesma. Não consigo em muitos anos de carreira como fotógrafo semi-profissional, dissociar uma coisa da outra. Portanto ter-me-ão de aguentar - sobretudo a Ana - nesta minha maneira de ser e comentar.
Quero também deixar aqui o meu aplauso, por aquilo que este blog é ou se tem tornado: um espaço que, para além da fotografia da Ana Fonseca, tem juntado pessoas ao redor de uma "mesa virtual", onde se conversa sobre tudo e tanta coisa.
E apesar de estar "quedo e mudo" tenho seguido com atenção.
Cumprimentos a todos
JA
Mas eu não sou forreta coisa nenhuma, Sandra...
A Quicas é que diz isso para se "meter" comigo...
És forreta sim senhor,até nos xutos és forreta, aproveitas os caroços dos limões para não os dares a ninguém.
Ohhhhh....!!!
Quem é a Quicas ? Quicas ? Que nome mais abichanado, xissa !!!
Ana, ainda bem que não te deu para criares um dominio tipo www.quicas.com. Puxa, que parolice. Meu Deus do Céu ( aonde é que eu já ouvi isto ? ) E em que circunstâncias? Num me lembro, cum camandro...
ANA, canudo, ANA. Um nome tão bonito transformado em coelhice, caraças.
PaTU
PaTU... Controla-te, pá... Quéláisso?
tenho recebido uns torrões de castelló, a terra onde fazem muito bem esses doces.
vejam que ainda ñ recebi nada de vocês.
(¯`v´¯)¤
.`•.¸.•´
¸.•´¸.•´¨) ¸.•*¨)
(`'·.Feliz¸.·'´)
(`'·.Natal!¸.·'´)
¸.·*)*¸.·´¨)*´¨)¸.·*¨)
(¸.·(¸.·´ .·´¸¸.·´*´¨)
Lá estás tu g2 com o teu mau feitio, caraças pá.
Turrão de Castelló ? Só conheço o de Alicante.
Ora manda-me um desses para eu provar, vá, não sejas egoísta Luz.
BeiJus e abraÇus do
PaTU
Bom dia a todos.
Fico feliz por conhecerem a minha linda localidade, antigamente quando se falava era logo onde é isso é em Portugal :( tristes.
Joao continue com os seus belos comentários pelo menos eu aprecio, que tento aprender alguma coisa, e fiquei contentita vá lá que consegui explicar alguma coisa eheheh
pronto ainda nao desapareci, ontem à noite só me lembro de dormir, dormir, dormir... estou pronta para mais um dia :)
Beijos e abraços para todos e um bom dia de trabalho se for o caso.
Boa tarde Ana, boa tarde ppl,
Pois allez allez para mais uma...tarde de trabalho, que a manhã, essa já passou. Fui a Sines a um cliente - eram 8.30 da manhã e estava lá à porta - e já voltei.
Não sei porquê mas penso que fui apanhado por um radar. Cheira-me que vou ter um presente de Natal surpresa.E daí, até pode ser que não.
Sandra, com tanto dormir estás hoje bem acordada? Então, toca para a frente.
E quem não conhece este oaís bem por opção ou preguiça, então não sabe mesmo o que perde.
Viva Portugal ( só nisto do território e paisagem,sol,gastronomia e gentes ), que de resto, pois enfim, cambada de nabos, é o que somos.( e eu faço parte do grupo )
BeiJus e abraÇus do
PaTU
Boa tarde pessoal.
Isso era a nossa reporter que andava a tentar tirar-te uma foto ehehe acho que é melhor ires pedir ao pai natal.
Claro que estou bem acordada, estou é congelada está um griso que nem imaginais, de manha estava tudo branquinho mas nao de neve gelo, e nevoeiro que nao se via um paomo à frente e pouco melhorou.
Foi uma óptima terapia, dormi para ai umas 9 horas sem acordar eheh
Exactamente, isto é um oasis é pena nao apostarem mais mas é outra conversa.
Estamos todos incluidos, as pessoas é que destroiem um pais, nao dá mais porque nao queremos somos uns comodistas que só sabemos viver com os subsidios da comunidade europeia.
Vamos mas é falar de fotografia :)
Beijos e abraços.
patu,ñ te posso mando o meu torrao porque eu fiz uma troca com pessoas de castelló. Elas mandavam de lá e eu das minhas freiras.
e portugal ñ tem torrao para fazer a dita troca,apenas isso.
mas por uns pasteis de nata ainda quentinhos...................era eu que matava.
Bom dia Ana,temos de combinar o tal cafézinho. Ou um copo. O que te der mais jeito.Ainda esta semana e não me venhas com as tretas do costume. Arranja lá meia horinha para fazermos um update às vistinhas. Eu telefono-te ainda hoje.
Bom dia ppl.
Luz, pois não temos torrão mas não temos só pastéis de nata ou de Belém.
Temos as Queijadas de Sintra, os pastéis de Tentugal e de Vouzela,os Ovos Moles de Aveiro, os D.Rodrigos do Algarve, as Tortas de Azeitão, os Pasteis de Feijão nas suas diversas variantes,os Limonetes, os Jesuítas de Santo Tirso, os pastéis e o toucinho do céu de Murça ,as Trouxas de Ovos, o Pudim do Abade de Priscos,a Encharcada, o Fidalgo,as Fatias de Tomar, a Lampreia de Ovos, Pão de Rala, Sericaia,o Bolo Rançoso,os Papos de Anjo e as Barrigas de Freira,os Arrepiados de Almoster, enfim, se não páro, faço a comento mais longo deste blog, pois muitas mais coisas boas e doces há de norte a sul deste país.
Quem se lembrar de mais, pois venha a público e diga de sua justiça.
E agora diz-me lá Luz anónima, o que têm para nos oferecer os nuestros hermanos em termos de coisas doces?
Tenham um dia bom
PaTU
Sandra, de fotografia não sei falar. :(
E agora?
PaTU
Pronto falamos de docinhos, oh pa lá se vai a linha mas que se lixe eheheh
Um bom dia para todos.
Doces só os sei comer, e como fico de boca cheia, não posso falar, mas o meu metabolismo ou lá o que deve ser, queima-os todos graças a Deus,por isso mantenho a linha.
E dos que falei, só conheço alguns, quase todos,ahahah
Cá em casa fica tudo doido comigo, especialmente nesta época natalícia, em que faço uma autêntica razia aos doces e em Janeiro, os dígitos balança não sobem.
Serei doente ? Se calhar sou, tenho a "bicha solitária".
Já agora Sandra, conta-me aí mais umas coisinhas que eu não conheça da doçaria de Trás-os Montes.
PaTU
Boa tarde a todos.
Se queres que te diga, doces nao sei se há algo tradicional.
O melhor em gastronomia que temos por cá é o fumeiro, mais as alheiras (mas nao as de Mirandela que nem me falem) caseiras que sao tao boas; folar de carne ma páscoa que é um espectáculo; cabrito assado; posta á mirandesa; carnes de caça).
É melhor ficarmos por aqui senao almoçamos outra vez ehehe
Patu és um sortudo, eu nao posso abusar muito :)
patu: acabo de traer unos pestinños recién hechos por las monjas, que mejor no te describo.
para no alargarme: piensa que españa es 5 veces más grande que portugal,por lo tanto, multiplica los dulces y te saldrá el número.
sólo para éstas fechas tienes millones de turrones,alfajores,mazapanes,polvorones,etc,etc,que benditos musulmanes nos dejaron por aquí.
O tamanho nao quer dizer nada, podem ser grande mas com alma pequena.
Sao tao grandes e dao tudo para ter os nossos grandes jogadores nunca vi fazerem guerra pelos vossos ehehehe
é só para mudar um pouco a conversa :)
Pois...Tudo torrões.Na sua terra pode haver doces doces mas não melhores que os nossos. O que é que tem o tamanho a ver com a sabedoria de fazer doces?
Apoiado Formiga.
Ainda ontem vi uma reportagem em que chefes portugueses (TRANSMONTANOS) mais propriamente de Barca D'Alva a ensinarem espanhois e todos adoram os nossos cozinhados principalmente o bacalhau, digam lá se nao somos o nº 1 em pratos de bacalhau :D
Luz, essa regra de três simples que fizeste foi muito mal feita. Mesmo muito mal feita. E descabida. Não esperava isso de ti.
Não querendo adiantar-me muito mais, Portugal é reconhecido a nivel mundial, como um grande país na sua gastronomia, mas sobretudo pela grande diversidade dessa mesma gastronomia. Em quase 600 quilómetros de comprimento, temos uma diversidade de regiões a nivel gastronómico de fazer inveja a países bem maiores, nomeadamente Espanha, só para tomar um exemplo e chamar o nome às coisas.
Mas então se formos para a doçaria, bem, a coisa extrapola-se proporcionalmente, para uma imensidão de receitas de doçaria conventual e não só, que não conheço NENHUM país na Europa - e conheço bem a Europa a nivel de comes e bebes - que nos faça frente. E Espanha não é certamente um deles.
E se quisermos ir ainda mais além, dou-te o exemplo dos nosso vinhos que, com o devido respeito e consideração, metem os vinhos espanhóis a um canto. Ponto.
Há que saber reconhecer a cada país e às suas gentes, as mais valias e qualidades das mesmas. E a nivel gastronómico no geral, e na doçaria em particular, Portugal é para mim e para muita, muita gente estrangeira, dos melhores países do mundo e um dos países onde se come com mais qualidade a nivel de produtos, higiene e a nivel da confecção das boas e velhas receitas tradicionais portuguesas.
Há países em que se come pessimamente, outros assim assim, outros bem, e outros muitissimo bem. Portugal pertence a este último grupo, sem dúvida alguma.
Podemos ser nabos e pouco agressivos em muita coisa, mas na cozinha, poucos, muito poucos nos batem. Se é que há alguém que nos bate.
BeiJus e AbraÇus do
PaTU
então, bons bacalhaus,com todos ou desfiados para a noite de natal.
e feliz ano novo.
Boa Patu, nem mais :)
Uma boa noite a todos.
Uma correcção Portugal é pequeno mas não tem só 600 km de comprimento. Tem 800.
Apoio as palavras do patu e da sandra, claro. Mas a senhora espanhola que parece chamar-se luz, tem muita coisa na sua terra de que se orgulhar. não precisa de subestimar o que é português.
bom bacalhau também para si e bom ano novo
Todos nós temos é que ter orgulho naquilo que é nosso mas nunca dizer que o nosso é bom e do vizinho não presta.
Não acham que a guerra Portugal/Espanha que já chegou ao fim?
Sandra, eu não sabia que havia uma guerra Portugal/Espanha.
Nos (tugas e espanhois) é que estamos constantemente a fazê-la mas houve em tempos por isso ficaram sempre os rancores :)
Uma boa noite a todos agora vou dormir numa boa cama portuguesa ehehe.
Até amanhã.
Bom dia Sandra, bom dia a todos.
Rancores, Sandra? Acho a palavra forte, principalmente para os dias de hoje.
Boa dia a todos, rancor sim e nao é por parte dos portugueses mais pela parte dos espanhois, tudo o que eles tem é melhor que em Portugal.
Gostava de ver estes povos mais unidos, de certeza que faziamos a diferença.
Bom dia Ana, bom dia a todos.
g2, pois continuo com a ideia dos quase 600 quilómetros. De acordo com uma busca rápida que fiz no google e passo a citar " Com cerca de 560 km de comprimento por 220 km de largura, Portugal é um pequeno país situado no extremo sudoeste da Europa e que, no mapa, se assemelha a um rectângulo banhado pelo Oceano Atlântico a oeste e a sul, o que resulta numa vasta costa de 845 km de comprimento, e limitado a este e a norte pela fronteira com Espanha. "
Ora fiz uma aproximação em linha recta de norte a sul e não à costa do território. Os quase 600 quilómetros é o número que sempre tive na cabeça desde pequenino.
Formiguinha, compreendo o que a Sandra diz, no que toca os rancores e o contexto em que ela o afirmou. Se virmos bem, é a reacção natural ao comento a meu ver infeliz da Luz, quando fez a tal regra de três simples. Nunca o "tamanho foi documento", seja para o que seja na vida e muito menos para comparar países, seja em que circunstância seja.
Tenham um dia catita ;-)
PaTU
Não é por nada, mas... eu falei em quilómetros?
Bom dia.
Eh pá, g2 tu desculpa, foi a Formiguinha.
Oh Formiga , não são 800 quilómetros mas sim quase 600 em linha recta.
Pronto g2, erro corrijido.
PaTU
Ainda bem que alguém me compreende, obrigadu Patu :)
Ora, não tens nada que agradecer, Sandra.
É preciso saber-se ler nas entrelinhas e consequentemente saber-se entender também nas entrelinhas.
E eu entendi naturalmente o teu comentário sobre a guerra Portugal/Espanha e os "rancores".
Todo o ser humano tem duas formas de comportamento: por acção e por reacção.
Quando agimos por reacção, parte da nossa clarividência vai por água abaixo,perde-se em pensamentos menos lógicos e em palavras que se calhar não deveriam ser ditas; quando pelo contrário agimos por acção - sem termos de ser picados seja no que seja ou por quem seja - somos imensamente mais sábios, tolerantes e humanos.
Há pessoas que pelo seu feitio ou formação, gostam de obter reacções dos outros, gostam de os picar; porém o que têm sempre de contar é com o reverso da medalha,que pode surgir de duas formas:
1 - ou ficam a falar sózinhos para as paredes e não obtêm reacção nenhuma e acabam por ser postos de lado pelos seus pares, que não os estão para aturar;
2 - ou obtêm reacções que podem ser no mínimo, pouco simpáticas e agradáveis, por parte de quem reage.
Tu reagiste; tão legítimo como se tomasses a posição contrária, de não ter dado troco.
E mais não digo.
Fiquem bem, todos, portugueses e espanhóis.
PaTU
Grande comento Patu :D
Uma boa tarde para ti e restantes.
eso de los sabores es relativo, para gustos se hicieron los colores!
aqui hacemos muchisimos dulces tenemos una tradición heredada sin dusa de los arabes que continuan fabricando verdaderas y delicadas obras de arte de la dulzura ,y tambien de los innumerables conventos, incluso se dice "ser mas goloso que el gato de las monjas" ademas fabricamos helados y toda clase de pasteles caseros
a pesar de eso el mejor dulce que he probado hasta ahora,
he de confesar que es português
;-)
ah patu ! en tu lista esqueceste um doce muito bom
os Sonhos de aboborá, que diz o g2que nao é um bolo
pero es la ostia !
Olá Lui, pois olha, o g2 tem razão, os sonhos de abóbora bolina, são muito bons. Aliás é um dos doces que fazemos cá em casa na época de Natal.
E não é um bolo tal qual o g2 diz,(penso que estaremos a falar da mesma coisa). Faz parte dos doces "fritos", primo das rabanadas, sonhos ( sem ser de abóbora ) e outros que tais. A consumir de preferência durante a época natalícia e...durante todo o ano.ahahah.
Quanto à tua teoria dos sabores, pois tens toda a razão, gostos nunca se discutiram.
Sandra,uma boa tarde também para ti.
BeiJus e abraÇus do
PaTU
aqui se llaman "bunyols" , son de la familia de los llamados dulces de sartén, en valencia es muy tipico poner dentro un higo seco, o maça,
el dia que los comí ahi, pense : la ostia! me he muerto y esto es el cielo.
los hacen en tu casa para Natal?
que sorte tens
a ver si puedes poner aqui la receta e tentarei de faze-los
Cum camandro Lui, pois concerteza que colocarei a receita aqui ( se a Ana me deixar, ela deixa, penso eu ).
Quem os faz é a minha tia Laura, que vem passar o Natal connosco. Vou ver se encontro a receita, se não, olha, quando ela chegar, pois lá terá de me dar a mesma.
Ah e sim, sou um gajo com uma sorte danada,essencialmente a comer doces.
BeiJus do
PaTU
;-)
Pera pera, lá em casa, chamamos não sonhos, mas filhoses ou velhoses de abóbora bolina.
Os sonhos são outra coisa e por estas bandas, não são de abóbora. São feitos com uma massa muito levezinha, redondinhos, ôcos por dentro e polvilhados de açúcar ou mergulhados em calda de açucar também.
PaTU
Lui, Lui, aqui está. Nao posso estar à espera da tia Laura e arranjei esta receita na net, que pelo que vejo a tia Laura fazer, é igual:
Filhoses de Abóbora Menina
Ingredientes
1,4 Kg de abóbora-menina cozida e escorrida;
10 g de fermento de padeiro;
600 g de farinha de trigo fina;
4 ovos inteiros;
sal q.b.;
azeite de muito boa qualidade;
Preparação
Coza a abóbora e passe-a pelo passador. Depois de bem escorrida desfaça com o fermento, e junte sal, os ovos e a farinha, amassando tudo muito bem. Deixe levedar durante o tempo necessário (10 horas em média, variando contudo conforme a temperatura do ar). Depois da massa bem levedada ponha o azeite num tacho, e quando estiver a ferver, deite-lhe dentro bolinhas de massa do tamanho de um noz. Quando as bolinhas estiverem bem louras, tire-as para uma travessa e sirva-as polvilhadas com açúcar.
Podes obviamente em vez de azeite usar óleo, mas azeite é sempre azeite e eu gosto mais.
E afinal é abóbora-menina e não bolina ( mas eu acho que também há abóbora-bolina. Xiiii, sei lá )
Ah, se não tiveres uma abóbora menina, olha, faz com a que tiveres, pode já ser uma abóbora chavala, tás a ver? )ahahah :-)
PaTU
Eu sabia que havia Abóbora Bolina. Falei à tia Laura - vive em Penafiel - e ela disse que o que faz são duas versões, as filhoses - receita anterior - e os chamados " Bilharacos de Abóbora Bolina " que não são a mesma coisa que as filhoses de abóbora menina.
Bilharacos de Abóbora Bolina
Ingredientes:
1 tigela de abóbora cozida e escorrida
1 tigela de açúcar
1 tigela de farinha
3 ovos
Uvas passas, pinhões e nozes q.b.
Óleo para fritar ou azeite
1 pau de canela
Canela em pó q.b.
Sal q.b.
Preparação:
Coze-se a abóbora com sal e um pau de canela e deixa-se escorrer.
Reduza a abóbora a puré e junte-lhe os ovos, a farinha e o açúcar. Misture bem. Junte à mistura as passas, pinhões e nozes.
Frita-se a mistura às colheradas em óleo quente ou azeite até dourar. Depois de fritos, colocam-se os bolinhos em papel absorvente para escorrer o excesso de gordura.
Dispõe-se os bolinhos e polvilham-se com açúcar e canela em pó a gosto.
É difícil prever a quantidade de abóbora exacta a obter depois de cozida e escorrida. Os volumes de abóbora escorrida, farinha e açúcar devem ser sempre idênticos, variando a quantidade de ovos para acertar.
Lui, faz as duas receitas e depois me dirás qual gostas mais. Eu gosto das duas mas tenho uma inclinação maior pelos Bilharacos.
Como vês os Bilharacos são mais rápidos de fazer, pois a abóbora não é misturada com o fermento e não precisa de levedar.
PaTU
obrigada e um beijinho grande para la Tia Laura também
pero si me perdonas una molestia mas:
que diferencia há entre la aboborá meninha , la chavala e la bolina?
;-)
Até já temos recitas e tudo, este blogue é o mais diversificado que há :D
Ahahah, agora lixaste-me. Abóbora chavala não existe, foi uma brincadeira ( se não é menina, pode ser uma abóbora mais "velha" ).
Agora a diferença entre uma e outra não sei. Existem mais tipos de abóboras, como a abóbora-chila, de onde se faz o doce de chila e sem a qual "manjares como as Tibornas ou o Pão de Rala ficam seriamente comprometidos". ( in Dicas da Vaqueiro ".
Nao me perguntes mais nada sobre abóboras que não sei.
Sandra, não digas nada, a Ana vai-me matar, cum camandro.
PaTU
Aninhas, não te zangues comigo, opa. Podias era tirar umas fotografias a umas abóboras, tás a ver?
BeiJus do
PaTU
si porfa kinkas, guapa
pon ahi umas fotos de calabazas,con sus nomes en tuga
;-)
e logo nao digas que não vengo a tu blogue , aliás ya estoy siendo excesiva acaparando até teus amigos
besitos
A Ana ainda te agradece eheheh
Assim temos novidades a toda a hora.
A bolina é a chila :D
Já estou mas é a ficar com fome...
Isto anda muito movimentado, por aqui...
E doce.
:)
Olha Sandra, se dizes que a bolina é a chila, pois acredito-me e agradeço a informação.
Porque eu das abóboras o que gosto mesmo, é dos doces feitos com elas e das sopas.
Sejam elas bolinas, meninas ou "chavalas"
Quanto à Ana agradecer, olha, não sei, está-me a cheirar que vou levar uma reprimenda valente por ocupar a "casinha" dela com tanto parlapié.
Pelo meu lado quem agradece sou eu, até já fiquei a saber que a bolina e a chila são a mesma coisa.
Tássee bem aqui, não tá?
De fotografia não sei nada, de abóboras muito menos, mas de doces, ai cum camandro, disso sei ( comer somente ).
Ah, e não engordo ( isto é para causar em ti uma "reacção" ). Vá deixa-me a falar para as paredes, deixa...
PaTU ;-)
Eu sei porque fui a investigar a uma coisa que se chama google ehehehe
Abobora só em doce ou a tal chila mas nao em exagero agora no resto nao aprecio.
Podes dizer à vontade que nao faz reacçao em mim ehehe come à vontade :)
Até logo que me vou embora.
um até já ou um até amanha logo se ve as minhas aptidoes nocturnas eheheh
E é verdad estáse bem (fogo até parece que nós nao temos blogues para cuidar ihihihi)
Beijos e abraços.
Pois Sandra, eu também andei no Google com uma busca por "tipo de abóboras", " diferenças entre abóboras", " abóbora-menina e abóbora-bolina " mas quem ficou com uma cabeça que nem uma abóbora fui eu.
Ia sempre parar a sites brasileiros,cum camandro.
E olha, eu bem que abri um bloguito, mas gasto tanto parlapié por aqui que nem tenho vontade de escrever lá.
Inté.
PaTU
Blogai com cuidado, que o vosso blogar tem graça...
Gosto de doce de abóbora.
Ainda agora ao jantar comi ovos moles, castanhas (não sei dizer mais, são umas coisas pequenas, doces como os ovos moles, que há aqui em Aveiro-sur-Mer) e uma fatia de um bolo dulcérrimo...
Acho que abusei.. Depois bebi um gole de aguardente que tenho aqui e que foi oferecida por um amigo que tem uma quinta onde ele planta aguardente.
Estou quase a deixar-vos por uns dias. Não me apetecia lá muito, mas vou passar o Natal à Serra. (Costumo fazer isso, de há uns anos para cá)
De modo que, se passarem por lá, perguntem por mim.
Sempre vos ofereço um par de...
...pastéis de nata!
Boa noite
(Onde anda a Quicas que não vem nem sequer arrumar a casa e limpar o pó? Mas ela pensa que somos empregados dela, ou quê?! Hã?! Ai o ca...raças!)
Eu sei o que são essas castanhas de que falas, rapazola g2.
Mas diz-me uma coisa: o teu amigo "planta" aguardente? Julgava que a aguardente fazia-se ou a partir de vinho ou a partir de medronhos por exemplo. Agora plantada, deve ser gira, deve deve. Mas fizeste bem, uma aguardente no fim de tamanha doçaria, ajuda a moer essa mistela toda.
Então se vais para a Serra, pois que passes um Bom natal por lá e toma cuidado contigo. Ah...e não leves os xutos. Faz umas férias.
A Ana ( Quicas ??? ) anda doida com trabalho. Nem respira,a rapariga. Portanto bem lhe podemos dar uma ajuda aqui na "casa" dela.
g2, Feliz Natal e já agora, para todos/as os/as coleguinhas deste sitio simpático
PaTU
É bom ver este blog tao animado!
Pena tenho de nao poder partilhar convosco estes "parlapié"....
Amanhã é um dia importante para mim!
Torçam por mim q depois venho ca falar!
Beijos e vou bulir!
Cara*** (e não é caraças como diz o g2) .... para a porcaria do trabalho!
:-(
But lá miúda, amanhã vai correr bem. Nariz empinado, mas porte sereno, ouviste ?
BeiJus do
PaTU
Quicas, eu não digo caraças, digo ca...raças, que é uma coisa muito diferente, obviamente.
Caro PaTU, não levo os "xutos". Vou aproveitar para esquiar. O mar agora está muito forte, não me deixa fazer surf, por isso...
I'll be back!
:)
Quicas, seja lá o que for que se vai passar contigo amanhã... conta comigo! Espero que, seja o que for, corra bem!
:)
Bom dia a todos.
Ana força miuda :)
G2 um natal na serra tao bom, que tenhas um óptimo natal.
E já agora um bom natal para os restantes para nao ficarem com ciumes :)
Beijokas.
Bom dia Ana, bom dia a todos
Vim só cá picar o ponto.
Aninhas, que corra bem, tem de correr ;-)
BeiJus e abraÇus do
PaTU
Bom Natal a todos.
Português Ibérico
É verdade, sabiam que existia o português ibérico ? Não sabiam mas existe.
Hoje ao fazer uns downloads de uns drivers da Microsoft para uma rede informática de um cliente, deparei-me na página da Microsoft, com a escolha do idioma para os drivers respectivos,em que tinha entroutras duas hipóteses:
Portuguese Brasil
Portuguese Iberian
Fiquei a olhar para aquilo com um sorriso na boca e depois, entendi o porquê.
Como devem saber, na Galiza, fala-se espanholês ou portinhol, sendo que nas zonas mais chegadas a Portugal, os nuestros hermanos falam bem mais chegados ao português do que ao espanhol. Aliás eles próprios fazem questão disso mesmo.
Tinha também lá a hipótese de "Spanish", mas não de "Spanish Iberian".
Como nunca ouvi em nenhuma região de Portugal, falar-se mais chegado à lingua espanhola do que à portuguesa e tomando à partida esta minha teoria como correcta, entendo então que a Microsoft tenha colocado esta hipótese na escolha de idiomas no sitio deles.
Português Ibérico , catita.
PaTU
Fico mais descansada eheheh, também nao percebo porque nao pode haver o portugues de portugal porque tem de ser do brasil, concerteza que gico chateada :(
Patu eu logo vi que tinhas veia de informático ehehehe :)
Sandra, essa do português do Brasil também me irrita, mas enfim.
E não sou informático, ou se calhar sou, sei lá. A minha área era a gestão mas depois dediquei-me á consultoria e assessoria em gestão informática e sistemas de informação.
Uma coisa é certa: ando de computador às costas e à frente das ventas o dia todo, até quando conduzo em serviço, lá vai o portátil ligado no banco do lado, bem preso obviamente, mas sempre online. Já escrevi aqui, parado numa fila de trãnsito. Muito melhor do que tirar catotas do nariz, dizer ou fazer gestos feios aos outros, ouvir as patacoadas que às vezes passam na rádio, ou perder a paciencia, quando não se pode fazer mais nada do que esperar que a fila vá andando.
Vidas...
PaTU
Se nao és, és uma espécie de informático :)
Concordo contigo, ve-se cá com cada figurinha mais triste ehehehe
Eu nao sou informática mas às vezes obrigam-me a ser :) sou muito curiosa e também passo dia e noite com ele à minha frente, fogo nao sei como à noite ainda tenho coragem de olhar oara ele ehehe tornou-se um vicio.
sé poco de historia, pero lo poco que sé es que no hace tantos siglos que la península era toda una.
que gallegos y portugueses compartieron idioma,y que el mirandês comparte rasgos de mi lengua materna, lo cual me parece fascinante: estaría bien que no se perdiera.
Mas eu não estou contra os espanhóis, nem contra a lingua espanhola, Luz. Só achei piada à cena do Português Ibérico.
Nada mais.
PaTU
claro,porque há português angolano, brasileiro,etc...
e se ñ dizer nada de spanish in english, é porque ñ há dúvida nenhuma de que somente se fala aqui.
e os galegos falam galego, os catalães catalá e os vascos vascuence.
Ñ falam español, porque sao línguas diferentes; ñ é que os galegos falem portuñol, é que eles falam a sua língua, que um dia nao muuito distante, era só uma.
E eu ralado, tás a ver ?
Enfim...!!! Palavras para quê?
PaTU
100 comentos, um record.
Parabéns Ana, um blog que por causa das tuas fotografias, põe aqui o pessoal bem disposto a confraternizar, a dizer umas baboseiras, a colocar umas receitas de filhoses e bilharacos, a dizerem coisas sábias, enfim...
...tááássseeeeee bem.
Obrigado pelo acolhimento que nos dás, Serigaita. E ainda por cima nem nos aturas, nem cá vens, entrámos em auto-gestão.
BeiJUs do
PaTU
deixa os ralamentos e come-te uns docinhos.
Não são ralamentos, Luz, mas sim ralações.
PaTU
ralamentos e ponto.
se ñ gostas,eu crio palavras novas.
Boa noite pessoal.
Que grande Record amiga, tenho que te dar os parabéns eu nunca vi tanto comento na minha vida ehehe
Isto tudo começou com a regaleira, depois veio a polémica da capela despida ou alguém despida :), doces e mais doces, uma "guerra" Espanha/Portugal, abobora se era menina ou chavala, aprendemos, que o bolina é a famosa chila, agora é uma história linguistica, bem, isto deveria virar um forum isso sim ehehe
Esero que esteja tudo bem contigo Anocas :)
Beijos para todos, hoje não me apetece abraçar. :)
Acho que essa senhora é despeitada. Quem lhe disse a ela que há poucos séculos a península era toda unida? Portugal tema as fronteiras mais antigas da Europa, senhora. Acho que você tem uma certa inveja de Portugal.
Há aqui neste blog duas pessoas de Espanha. Uma parece ser uma pessoa extraordinária, cheia de humor, assina Luí. A outra que é anónima, embora haja quem lhe saiba o nome, é despeitada e está sempre a contradizer as coisas que se dizem aqui, principalmente sobre Portugal. Bem sei que assinar Luí, ou PaTU, ou A. Formiga, nada diz sobre ninguém. Mas a verdade é que ao menos liga-se um nome a uma pessoa, quando se lê. Já anónimo, qualquer um pode dizer o que quiser, nunca se sabe qual é o anónimo, hoje pode ser um, amanhã outra.
Muito prazer, Luí, gostei de ler o que escreveu nestes comentários.
Era para não voltar cá, já tinha até desejado bom Natal, mas essa senhora é irritante, com a mania que sabe tudo e que só ela é que tem razão. Até um dia.
Luz, pois se te faz feliz, inventa lá as palavras que quiseres, mulher. Gosto de ver as pessoas felizes, mesmo que digam asneiras ;).
Sandra, é verdade, à conta de entrares na capela despida - e aqui haverá duas interpretações a ter em conta sem dúvida ;) - passámos para a guerra Portugal/Espanha/Portugal, depois uma troquita de "galhardetes", mais tarde passámos pela forma como se media o comprimento de Portugal,depois até deu para meter aqui umas receitas mesmo oportunas para a época - a ver se a Lui faz as filhoses ou bilharacos - e estamos no ponto em que a Luz insiste em dizer disparates, inventando palavras em espanholês ou portinhol, não sei bem.
Formiguinha - ou Formigão ? - e tu a dares troco à senhora, xissa. De que vale argumentarmos quando do outro lado temos alguém que insiste em ser quadrado? Hã? E somente pelo prazer de irritar, hã? De nada. E não fujas Formiguinha ( ou Formigão ), que gostamos de te ver a reagir à senhora despeitada ;)
Aliás , a Luz adora Portugal e os portugueses e mais nada, sabes porquê? Porque " quem desdenha quer comprar ", mas o que ela ainda não se apercebeu é que nós não estamos para venda. Aliás nunca estivemos, até no tempo das Invasões Romanas, os gajos conseguiram vergar os territórios que hoje são espanhois, mas quando cá chegaram, encontraram um tal de Viriato que lhes deu pancada à séria.
Note-se que o que aconteceu entre 1580 e 1640, foi uma distracção nossa, pois fomos na conversa fiada dos nuestros hermanos. Foi assim:
A morte de D. Sebastião (1557-1578) em Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique I (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1580, Felipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino .No dia 1 de Dezembro de 1640, os Portugueses restauraram a sua independência.
Ao contrário daquilo que o monarca prometeu nas cortes de Tomar em 1581, ainda no seu mandato, e de modo mais intenso no reinado seu sucessor, Felipe III, o desrespeito dos privilégios nacionais vinha-se agravando. Os impostos aumentavam; a população empobrecia; os burgueses ficavam afectados nos seus interesses comerciais; a nobreza estava preocupada com a perda dos seus postos e rendimentos; e o império português era ameaçado por Ingleses e Holandeses perante o desinteresse dos governadores filipinos.
Portugal estava envolvido nas controvérsias europeias que a Espanha estava a atravessar, com muitos riscos para a manutenção dos territórios coloniais, com grandes perdas para os ingleses e, principalmente, para os holandeses em África (Mina, 1637), no Oriente (Ormuz, em 1622 e o Japão, em 1639) e fundamentalmente no Brasil (Salvador, Baia, em 1624; Pernambuco, Paraíba, rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe desde 1630). Finalmente, um sentimento profundo de autonomia partilhado por toda a população, que estava sempre presente, estava a crescer e foi consumado na revolta de 1640, no qual um grupo de conspiradores, constituído por nobres e juristas aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o titulo de D. João IV (1640-1656), dando início à 4ª Dinastia - Dinastia de Bragança
O esforço nacional foi mantido durante vinte e oito anos, com o qual foi possível suster as sucessivas tentativas de invasão do exército Espanhol e vencê-los nas mais importantes batalhas, assinando o tratado de paz definitivo em 1668. Esses anos foram bem sucedidos devido à conjugação de diversas vertentes como uma forte aliança com a Catalunha, os esforços diplomáticos da Inglaterra, França, Holanda e Roma, reorganização do exército português, intensificação ou reconstrução de fortalezas e consolidação política e administrativa.
Paralelamente, os Portugueses conseguiram expulsar os Holandeses do Brasil, como também de Angola e de São Tomé e Príncipe (1641-1654), restabeleceram o poder Atlântico Português. No entanto, as perdas no Oriente tornaram-se irreversíveis e Ceuta ficaria na posse de Espanha.
E contra a História, nada há a fazer. O que é certo é que pelo menos temos de entre muitas,uma qualidade notável: somos um povo de bem. Sabem a história do Viriato ? Eu vou contar já a seguir, noutro comento.
Olha lá, eu assino PaTU sabes porquê ? Porque lembro-me dos meus tempos de adolescência que era conhecido como o Pato Donald, né Ana? Ando assim a modos que, com os pés para fora, tás a ver?
BeiJus e abraÇus do
PaTU
O grande Viriato, foi também enganado na sua boa fé,pelos filhos da mãe dos romanos. Foi assim:
Após a segunda guerra púnica * (218-201 aC), Roma dominava o Leste e o Sul da Península Ibérica. As zonas Oeste e Norte eram ainda dominadas por populações indígenas (iberos) e celtas. Uma federação de tribos lusitanas, que habitavam as regiões mais ocidentais, resistiu à penetração romana, sob a liderança brilhante de Viriato, de 147 a 139 aC.
As batalhas entre tribos lusitanas e o império romano tiveram início cerca do ano 193 bC. Supôe-se que Viriato, filho de Comínio, terá nascido na localidade de Aritius Vetium (actual Alvega), e que terá tido de algum modo acesso a vários aspectos culturais e experiências, para além das actividades de pastor de rebanhos e caçador, que lhe permitiram desenvolver a guerra de guerrilha, com estratégias e tácticas sofisticadas, chegando mais tarde a dialogar positivamente com os representantes de Roma, e alcançando inclusivé a designação de "Amicus Populi Romani", ou seja, aliado em paz com Roma.
Em 150 aC, o pretor romano Sérvio Sulpício Galba aceita uma proposta de paz, em que se incluia o desarmamento dos lusitanos. No entanto, Galba não cumpriu a sua parte do acordo, procedendo ao massacre de cerca de 10 mil lusitanos, sendo outros 20 mil enviados para a Gália, onde foram vendidos como escravos. Viriato foi, afortunadamente, um dos poucos sobreviventes a esta chacina.
Viriato aparece na História quando, em 147 aC, se opôe à rendição dos lusitanos a Caio Vetílio, que os tinha cercado no vale de Betis , na Turdetânia. Viriato lembra aos seus companheiro a traição anterior de Galba.
A fama de Viriato como guerreiro e estratega foi crescendo entre as várias tribos lusitanas, o que lhe permitiu vir a tornar-se o líder efectivo de uma coligação de tribos lusitanas, pela primeira vez na história unidas por um objectivo comum.
Derrota os romanos no desfiladeiro de Ronda, que separa a planície do Guadalquivir da costa marítima da Andaluzia, fazendo nas fileiras inimigas uma espantosa chacina, tendo sido morto o próprio Vetílio.
Em 145 AC Quinto Fábio Máximo, irmão de Cipião "O Africano" é nomeado cônsul na Hispania Citerior e é encarregado da campanha contra Viriato ao comando de duas legiões. Ao princípio tem algum êxito, mas Viriato recupera e em 143-142 aC volta a derrotar os romanos em Baecula e obriga-os a refugiar-se em Córdova.
Simultaneamente, seguindo o exemplo do chefe lusitano, as tribos celtibéricas da Hispânia Citerior (Belos, Titos e Arevacos) revoltavam-se contra as prepotências romanas, acendendo uma luta que só terminaria em 133 aC, com a queda de Numância.
Em 140 aC Viriato derrota o novo consul Fábio Máximo Serviliano, matando mais de 3.000 romanos, encurralando o inimigo e podendo destroçá-lo; no entanto, deixou Serviliano libertar-se da posição desastrosa em que se encontava, em troca de promessas e garantias de os lusitanos conservarem o território que haviam conquistado. Em Roma, esse tratado de paz foi mais tarde considerado humilhante e vexatório; como consequência, o Senado romano volta atrás na sua palavra, e declara guerra a Viriato.
A destruição de Cartago, o principal centro de oposição ao poder de Roma, terá sido um elemento importante na viragem da guerra, pois Roma pôde reforçar as suas tropas nas restantes frentes, incluindo, claro, a frente ibérica.
Em consequência da atenção e poder militar concentrado de novo na Iberia, para além da desmilitarização lusitana que entretanto aconteceu, as tropas romanas conseguem levar Viriato a refugiar-se a norte do rio Tejo, num lugar denominado "monte de vénus" (presumivelmente localizado entre Cáceres e Badajoz). Face aos avanços do general romano Quinto Servílio Cipião, Viriato, em posição difícil, enviou-lhe três emissários (Audax, Ditalco e Minuro) para negociar a paz.
Em 139 aC, Viriato foi assassinado durante o sono, por estes mesmos três emissários. Após o assassinato, estes refugiaram-se junto do procônsul romano Servílio Cipião, reclamando o prémio prometido. No entanto, o procônsul ordenou a sua execução, tendo ficado os três expostos em praça pública com os dizeres "Roma não paga a traidores".
O exército lusitano, chefiado por Táutalo, até então o braço direito de Viriato, tentou ainda uma incursão contra os territórios do Sul, mas foi vencido.
Depois da morte de Viriato, Decius Junius Brutus conseguiu finalmente marchar para Norte, através da lusitânia central, e dominar a Gallaecia. Começou então, efectivamente, a ocupação romana do extremo ocidental da Hispânia.
Após a governação de Júlio César, o imperador Augusto fundou a cidade de Emerita Augusta (hoje Mérida), no ano 25 aC, tornando-a a capital da província romana Lusitania, por ele constituída no ano 5 aC.
A luta lusitana pela independência continuaria ainda mais tarde, através do apoio a Sertório, e passando pela criação de um estado lusitano na zona oeste da península ibérica, no séc. I dC.
A identificação de Portugal com a Lusitania, e dos antecessores dos portugueses como sendo os lusitanos (ideia que está na origem do título dos "Lusíadas" de Camões) é hoje largamente ignorada, mas a criação da Lusitania terá certamente tido influência na formação de um reino independente chamado Portugal, vários séculos mais tarde.
Ora como veem, assim foi o pré-nascimento deste pequenino mas simpático país, onde se come muito bem.
Beijus e abraÇus do
PaTU
Portugal é um País mais antigo que a Espanha, tem uma personalidade própria e sempre teve e foi por isso que nunca os reinos do norte da península (Castela, Leão, Aragão) conseguiram subjugar este pequeno País que, com um milhão e meio de habitantes, dominou o Atlântico Sul, O Índico e todas as rotas comerciais a eles referenciadas. Por causa do Brasil, enganámos e bem, os reis católicos espanhóis (salvo erro).
É um facto que a identidade de um povo (nós) existe desde os tempos da ocupação romana, nunca se desvaneceu e deu origem a Portugal por um conjunto de circunstâncias de que se aproveitou o pai de D. Afonso Henriques e depois, este mesmo, o Fundador de Portugal.
A senhora espanhola é irritante porque é convencida. E não sou formiguinha.
Bye.
Ela é espanhola e ama e defende espanha, nós somos portugueses e amamos Portugal e ponto final.
Logo que não me venham a dizer que espanha é melhor podem colocar as suas opiniões, divagações ou o que quiserem e pronto :)
Aqui somos todos amigos e uma coisa nos une: as fotos da Ana ok :)
Quando disse a senhora espanhola é irritante, referia-me à anónima. Porque vem aqui outra senhora espanhola que me parece ser uma pessoa impecável. E soube dizer que o país dela tem muitos doces (e eu acredito) sem dizer mal dos nossos. Aliás, até parece que ela gosta mesmo é dos nossos doces.
Sandra, eu defendo Portugal sem dizer mal de Espanha. A outra senhora espanhola, Luí, defende o seu País sem ofender o nosso. A diferença é essa.
Mas eu devo dizer que nada me move contra a Espanha nem contra os espanhóis. São um país bem mais poderoso que o nosso, mais rico, diferente de nós numas coisas, iguais em outras. Há muitas e graves diferenças dentro da Espanha e aqui não há. Nós somos um só povo, temos uma única identidade e somos uma coisa que a Espanha não é: uma Nação. (Mas não somos uma raça, nada de confusões).
Mas o facto de a Espanha ter várias identidades pode não ser mau. Desde que a violência seja irradicada.
Boa noite.
Sandra, se me permite: Espanha escreve-se com E maiúsculo, desculpe o reparo. Senão, ficamos iguais à senhora espanhola irritante. Descemos ao nível dela, que é pouco.
Ora pois tá claro , somos todos amigos, unidos pelas fotografias da Ana.
Formiga,que mau feitio xissa, pareces tal qual o coleguinha g2. Cá para mim vocês devem ser irmãos gémeos, devem devem.
Ora temos a Luz Anónima ( olha lá, já agora és uma luz incandescente ou fluorescente ?)- e vou passar-te a chamar "Ressabiada", vou vou - que é o que tu és,sem dúvida e temos a Lui, a senhora que gosta dos doces portugueses e que até vai fazer umas receitas portuguesas de doces baseados na abóbora e que mandou beijinhos à minha tia Laura. Ponto comum entre as duas? São espanholas e contra isso nada a dizer nem a fazer.
Eu por mim dou-me bem com toda a gente,especialmente neste mundo virtual e mais propriamente neste blog da Ana, (em que não conheço ninguém pessoalmente, a não ser a Aninhas,) "filtro" muito o que leio, pois é o que me manda a sensatez, mas um dia se me entornam o caldo, enfim...até atiro telemóveis ao chão. Mas até agora ninguém me fez passar dos carretos.
Fiquem sossegados.
PaTU
Bem a verdade é que quem não se sente nao é filho de boa gente e por isso eu entender a Formiga.
Mas acho - só acho - que estamos a dar demasiada importância a algo que, vindo de onde vem - e já sabemos de onde, como e talvez o porquê de vir ( quem desdenha quer comprar )- não merece tamanha plateia.
Boa noite do
PaTU
Pronto Espanha com E maiúsculo e Portugal com P maiúsculo.
Isto escrever várias horas num pc diariamente não temos tempo para ver se estamos a escrever correcto ou incorrecto.
Miol perdões à minha maneira de escrever. :)
Agora vou ver os sonhos até amanhã.
Beijokas a todos.
Mais um erro mil :)
Tens toda a razão patu, aplausos para ti :)
Dorme bem Sandra, e sonha muito. É bom sonhar.
BeiJus
PaTU
Bom dia Quicas, bom dia blog.
Li na diagonal o tanto que por aqui se escreveu e que começou nas filhós e vai por aí fora (r as bainhas de grão? uma delícia).
Queria dizer que Luz é uma querida que gosta da polémica (aí algures ela disse que não é polémica, é amor).
A Luí, é uma querida amiga que eu terei todo o prazer do mundo em conhecer um dia destes, assim como a Quicas, que um dia destes há-de levar com pastel de nata que até anda à roda.
PaTU, acredita que não tenho nada mau feitio. E se A Formiga faz críticas (que de facto só li na diagonal, porque há por aí comentários que parecem romances) pois que as faça se fica feliz com isso. Mas eu Não tenho mau feitio, PaTU.
Quanto à conversa de Espanha/Portugal/Espanha... Não digo nada, porque nada há a dizer. A Espanha é o nosso principal parceiro comercial, é o único país com quem temos fronteiras terrestres e, como eu costumo dizer, quanto melhor eles estiverem, melhor nós estamos. De resto, a Espanha é a Espanha, Portugal é Portugal, nem La Palice seria capaz de dizer isto.
E conheço umas coisas de Espanha que nenhum de vocês conhece e de que me abstenho de falar aqui.
Bom dia, um beijinho de Natal às meninas, um abraço aos meninos.
Quicas, correu tudo bem lá com o que era que ias fazer ontem e que referiste aí atrás?
tenho recebido uns torrões de castelló, a terra onde fazem muito bem esses doces.
vejam que ainda ñ recebi nada de vocês.
15-12-2008 21:56
patu,ñ te posso mandar o meu torrao porque eu fiz uma troca com pessoas de castelló. Elas mandavam de lá e eu das minhas freiras.
e portugal ñ tem torrao para fazer a dita troca,apenas isso.
16-12-2008 21:04
mas por uns pasteis de nata ainda quentinhos...................era eu que matava.
16-12-2008 21:13
patu: acabo de traer unos pestiños recién hechos por las monjas, que mejor no te describo.
para no alargarme: piensa que españa es 5 veces más grande que portugal,por lo tanto, multiplica los dulces y te saldrá el número.
17-12-2008 16:24
sólo para éstas fechas tienes millones de turrones,alfajores,mazapanes,polvorones,etc,etc,que benditos musulmanes nos dejaron por aquí.
então, bons bacalhaus,com todos ou desfiados para a noite de natal.
e feliz ano novo.
17-12-2008 16:30
sé poco de historia, pero lo poco que sé es que no hace tantos siglos que la península era toda una.
que gallegos y portugueses compartieron idioma,y que el mirandês comparte rasgos de mi lengua materna, lo cual me parece fascinante: estaría bien que no se perdiera.
19-12-2008 17:57
claro,porque há português angolano, brasileiro,etc...
19-12-2008 18:35
e se ñ dizer nada de spanish in english, é porque ñ há dúvida nenhuma de que somente se fala aqui.
19-12-2008 18:40
e os galegos falam galego, os catalães catalá e os vascos vascuence.
Ñ falam español, porque sao línguas diferentes; ñ é que os galegos falem portuñol, é que eles falam a sua língua, que um dia nao muuito distante, era só uma.
deixa os ralamentos e come-te uns docinhos.
19-12-2008 20:02
ralamentos e ponto.
se ñ gostas,eu crio palavras novas.
19-12-2008 20:56
HAGAN EL FAVOR DE LEER CON LOS OJOS ABIERTOS Y DEJEN LAS PASIONES PARA OTRAS OCASIONES MÁS INTERESANTES.
Considero que lo que he escrito no falta el respeto a nadie.
Yo soy española porque nací aquí, y eso, realmente, no me importa nada.
Podría ser negra, o amarilla, pero soy lo que soy y no tengo ningua necesidadd e defender españa ni ningún otro sitio, porque no necesito identificarme con un país, ni tan siquiera territorio.
Y de verdad, escriban lo que les venga en gana, que no me molestan.
patu: disculpa si no me he leído tus e-mails, es que o tengo costumbre de leer correos tan largos.
notas:
- lo que yo piense de portugal, a quién ha de importarle?
-por qué se preocupan tanto por lo que diga alguien anónim@ a quien nunca van a conocer ni compartir nada con él/ella?
en lo referente a todas las acusaciones que hacen infundades, voy a buscar el látidgo de 7 cabezas y proferirme unos buenos latigazos hasta que me hagan sangre.
también puedo escribir mil veces:
" no maldecirás contra el pastelero que te dijo que los pasteles de nata aguantaban en perfecto estado hasta llegar a madrid"
pero eso será el año que viene.
Texto en mirandés
L mirandés ye ua lhéngua falada ne l stremo nordeste de Pertual, na frunteira cun Spanha, nua region que ten al redor de 450 (quatro cientos i cinquenta) km², formada por quaije to l cunceilho de Miranda de l Douro , i por alguas aldés de l cunceilho de Bomioso , ne l çtrito de Bregança, region de Trás-ls-Montes. Stima-se que haba acerca 15.000.
En castellano
El mirandés es una lengua hablada en el extremo noreste de Portugal, en la frontera con España, en una región que tiene alrededor de 450 km², formada por casi todo el concejo de Miranda do Douro, y por algunas aldeas del concejo de Bomioso, en el distrito de Braganza, región de Tras-os-montes. Se estima que hay en torno a los 15.000 hablantes.
En leonés
El mirandés ye una llingua falada na fasteira nordeste de Pertual, na raya cun Hespaña, nuna rexón que tien al rodiu de 450 km², formada pur cuasi tol conceyu de Miranda'l Douru y pur deillos pueblos del conceyu El Vimiosu, nel distritu de Bregancia, rexón de Tras-los-Montes. Albídrase qu'hai cerca de 15.000 falantes.
En asturiano
El mirandés ye una llingua falada na fastera nordeste de Portugal, na llende con España, nuna rexón que tien al rodiu de 450 km², formada por cuasi tol conceyu de Miranda'l Douru, ya por dellos pueblos del conceyu de Vimosu, nel distritu de Bragança, rexón de Tres-os-Montes. Albédriase qu'hai cerca de 15.000 falantes.
En extremeño
El mirandés es una luenga palrá ena frontera nordesdi e Purtugal, nel arrayu con España, nuna rehión que tiini alreol de 450 qm² hormá pol abati tol concehu e Miranda e Dueru, i pol angunus puebrus del concehu e Boimosu, nel destritu e Bragança, rehión de Tras-os-Montes. S'estima qu'ai alreol 15000 palrantis.
En gallego
O mirandés é unha lingua falada no estremo nordés de Portugal, na fronteira con España, nunha rexión que ten arredor de 450 km², formada por case todo o concello de Miranda do Douro, e por algunhas aldeas do concello de Boimoso, no distrito de Braganza, rexión de Tras-os-montes. Estímase que hai preto de 15.000 falantes.
En portugués
O mirandês é uma língua falada no extremo nordeste do Portugal, na fronteira com a Espanha, numa região que tem arredor de 450 km², formada por quase tudo o conselho de Miranda do Douro, mais algumas aldeias do concelho de Boimoso, no distrito de Bragança, região de Tras-os-Montes. Estima-se que há perto de 15.000 falantes.
para que vean que en portugal también existen influencias leonesas, por el tiempo en que tras-os montes pertenecieron a astorga y no a braga.
nem todo foi castela.
Bom dia, eh pá, mas Luz "Ressabiada" ;) - , quais latigazos quais carapuças,não te molestes.
Eu por mim ao ler-te, coloco as paixões de lado, não sou gajo de estar a ferver em pouca água, especialmente nestes ambientes virtuais, pois acho que toda a gente tem o direito de escrever o que quiser, dentro de certos limites éticos, de respeito e de bom senso. Por acaso ao vivo, fervo em muito menos água do que aqui, pois estou a ver a pessoa, estou a olhá-la nos olhos e tudo é diferente.
Mas deixa-me dizer-te só uma coisa:
"- lo que yo piense de portugal, a quién ha de importarle?
-por qué se preocupan tanto por lo que diga alguien anónim@ a quien nunca van a conocer ni compartir nada con él/ella? "
Ora isto que dizes é uma falácia, porque nao é pelo facto de seres anónima que deixas de causar perturbação às pessoas que te lêm.
E lá porque és anónima e pelo facto de que nunca te iremos conhecer, não quer dizer que não partilhemos nada uns com os outros.
Porque se não queres ou não podes partilhar nada connosco, porque escreves aqui ? O facto de estarmos aqui a escrever o que nos vai na alma e na ideia, é logo à partida, uma partilha que fazemos entre nós todos. E acredita que também a mim, ninguém me conhece - somente a Ana - e não é por isso que deixo de me sentir bem e perto de todos vocês. E não faz mal que não tenhas lido os comentários grandes que fiz. Cada um lê aquilo que quer e em que está interessado.
Se houve aqui alguém que se sentiu "aparentemente" mais ofendido sobre aquilo que escreveste, foi a Formiga , com todo o direito que lhe assiste - por acaso até tenho uma teoria sobre a identidade da Formiga, mas isso guardo para mim, e só fiz saber à Ana essa minha teoria - mas o que é perfeitamente entendivel, dado por vezes as palavras agrestes e atitudes agrestes que usas no teus comentos. Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele. E claro que para o meu entendimento, nunca insultaste aqui ninguém.
g2, tens mau feitio sim senhor,porque toda a gente tem sempre a um cantinho de si próprio o seu mau feitio. E tu nem ninguém é excepção. Uns revelam-no mais que outros ou são mais propensos a deixar que esse mau feitio se revele com mais assiduidade. Não será eventualmente o teu caso. Digo isto a nivel virtual, pois o mais certo é que nunca te venha a conhecer pessoalmente
Pelo meu lado sei como correu o dia ontem à Aninhas, mas não sou porta-voz dela. Ela que o diga se quiser.
Tenham um dia bom
PaTU
..." no maldecirás contra el pastelero que te dijo que los pasteles de nata aguantaban en perfecto estado hasta llegar a madrid"...
Caramba, Luz Ressabiada, diz-me lá a tua morada a ver se não te mando os cabrões dos pastéis de nata por correio azul ( pela Seur não, que fica caro ). Que não seja por isso, porra.
Cabrões não é asneira, cabrão é um sinónimo de bode muito grande.
BeiJus do
PaTU
Boa tarde pessoal.
E a batalha continua :)
Pelo menos gostei de ler sobre Miranda do Douro e Vimiosos, dois belos concelhos de Trás-os-Montes, a minha bela região.
Hoje o Mirandês é considerado uma lingua e é uma honra para os Mirandeses.
Agora se são influências espanholas ou em Espanha são influências portuguesas já não sei bem :)
O que é certo Miranda parece mais dos Espanhóis, há sempre uma grande quantidade de turistas e que eu acho super simpaticos, talvez o norte de Espanha seja o mais parecido com Portugal ou seja, neste caso mesmo com o norte de Portugal onde (penso eu) haja uma ligação muito mais forte.
Vamos falar no que há de bom ou de mau em cada lado porque não há nenhum país perfeito.
venham visitar a minha região que não se arrependem :)
E fiquem no Hotel Spa para quem não conhece é o único SPA ao ar livre em Portugal e sim fica aqui mesmo em Alfândega da Fé.
Eu sei que há muitos ressabiados e só falam mal dele porque se encontra em Trás-os-Montes e não temos direito como a A4 que somos a única região de Portugal que não tem 1Km, em 2008 fez-se justiça.
Uma das invejas que tenho de Espanha é a quantidade de Auto-Estradas que tem.
http://www.spahotelalfandega.com/
Fica aqui o link e deliciem-se :)
(é só para mudar aqui a conversa ehehe)
Orgulho de uma transmontana. :)
olha a sandra que ñ sabe de onde vêm as influenças.............
achas que o bacalhau que faz( eu tb o faço, mas ñ dou ninguém a rezeita!!)) a minha mãe ñ tem nada a ver a influença portuguesa?????????
será que vocês copiaran da minha terra?
eu ñ estou para lutas,patu, assim que vou cozinhar uma pescada.
até breve.
nota: deberiam estar a orgulharse e que haja espanhóis que gostem de aprender na escola de idiomas(mesmo que ñ saibam o que é)o seu idioma.
influências:isto é por escrever de cor!
Fogo você leva tudo a peito e mais não digo, encerro aqui os meus comentários.
Até ao novo post, eu tento ser cordial e tentar brincar com esta situação mas assim não sá.
Até um dia pessoal e cuidado com as espinhas.
patu, o correio ñ dá para mandares pasteis de nata: eles têm de ser devorados ainda quentes!!!
bueno, como no tienen sentido del humor, es mejor que no hablemos más.
El portugués moderno procede del idioma galaico-portugués. La primera gramática portuguesa, obra del presbítero y profesor de retórica de Coimbra Fernando de Oliveira, se publicó en Lisboa en 1536, (38 años después que la Gramática Castellana de Antonio de Nebrija, la cual es la primera en ser publicada de todas las gramáticas romances).
Eh pá. Mas é preciso estarmos assim ? Ai cum canudo que leva tudo com um pano enxarcado nas ventas,levam levam,cum camandro.
Luz, eu não estou a lutar com ninguém e muito menos contra ti. Nada tenho contra ti e aquilo que eu te tiver de dizer, para o bem e para o mal, digo-te frontalmente
sem cerimónias, e nao assino com outro nome ou seja lá o que seja. Assino como PaTU, para saberes de onde as palavras veem. E espero que o faças também comigo. Só assim sei respeitar as pessoas.
Tens razão quando dizes - "achas que o bacalhau que faz( eu tb o faço, mas ñ dou ninguém a rezeita!!)) a minha mãe ñ tem nada a ver a influença portuguesa?????????" - e quando dizes - "nota: deberiam estar a orgulharse e que haja espanhóis que gostem de aprender na escola de idiomas(mesmo que ñ saibam o que é)o seu idioma."
Agota tens de admitir que por vezes és "cáustica" nos teus comentos, e não podes esperar que toda a gente tenha ou aceite o teu sentido de humor. Certo ?
Mas olha que eu até te mandava mesmo os pasteis pelo correio, não ponhas a minima dúvida nisso.
Sandra, miuda, acalma lá os cavalos rapariga, não fiques assim caraças. Vá, não gosto nada de ver o pessoal assim. Depois a Aninhas zanga-se connosco. Olha sabes que Lisboa é a cidade europeia com a maior rede de autoestradas à sua volta? Sem comentários e por isso é que vocês para os vossos lados, têm ainda estradas e acessos miseráveis. Não sou daqueles que diz que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem.
Acabem lá com esta guerra parva de Espanha/Portugal.
g2, essa de dizeres que leste tudo na diagonal ou transversal, eh pá, vai meter essa a outro, porque não me acredito minimamente.
Fiquem bem e não queiram ver o PaTU , irriTaDU.
PaTU
Patu não estou irritada, para me verem irritada ainda têm que trabalhar muito :) mas quando vejo muita teimosia para mim chega :)
Pois temos estradas miseráveis, quando neva ficamos isolados, para fazermos compras a preços apeteciveis temos que andar alguns bons kilómetros, se temos a infelicidade de grandes maleitas temos que recorrer ao Porto, levantar às 4 da matina se querermos chegar a horas, para podermos chegar às 8 só podemos que recorrer aos bombeiros e por vezes pagar porque cortaram mas até acho bem porque era um grande abuso mas deviam ver quam precisa para onde mais se precisa.
Mas apesar disto é uma boa região, é um paraiso, é o nosso pulmão.
Pronto é para veres que não estou chateada principalmente contigo :)
A Anas qualquer dia agarra em nós e dá-nos um pontapé que já abusamos do estaminé dela eheheh :)
Desejo-vos um Bom Natal.
PaTU... Um bom Natal para ti também, está bem?
Se quiseres e passares por Aveiro, diz...
Voltarei cá um dia destes.
.......................
Um bom natal G2 com muita saude, felicida, amizade e amor que toda a gente precisa, o resto vem por acréscimo :)
Beijos.
Olha Sandra, temos uma coisa em comum: é preciso darem muito para me irritarem também.
E o que relatas depois,enfim, nem comento porque me dá tristeza mesmo, profunda tristeza.
Vê por exemplo o caso do Alentejo: servido por autoestradas - ok, é passagem para o Algarve - mas com estradas secundárias de excelente nível. Porquê ? Porque o Alentejo se tornou na "sitio da moda " dos riquinhos de Lisboa. E o mais grave é que o próprio Alentejo sofre desse mal mesmo: se compararmos as estradas da "zona da moda " ( Portalegre, Evora, Estremoz e etc - portanto o Alentejo interior ),com a do Alentejo litoral, contrasta com as más e sofríveis estradas do Alentejo litoral, mais sazonal e menos da moda que o seu "primo".
É esta "pequenez e estreiteza de espirito " que condeno nos portugueses.
E mete-me nojo. A sério
BeiJus do
PaTU
PaTU, a Quicas tem o meu mail. Pede-lhe e escreve-me, tá bem?
Thanks.
Obrigado, Sandra, igualmente para ti.
Beijos, também.
Um grande abraço, g2. Bom Natal para ti e para os teus.
PaTU
Ok g2, pedir-lhe-ei e escreverei concerteza.
Um abraço
PaTU
Obrigado, PaTU. Faço minhas as tuas palavras e desejo-te também um Natal Alegre, para ti e para os teus e cheio de prendas. Se quiseres uma auto-estrada, diz. Eu faço-as.
Mas acho que agora tenho mesmo de ir...
......................FIM
Eu não preciso de auto-estradas, há outros que precisam bem mais do que eu.
Um abraÇU e boa viagem.
Bom Natal
PaTU
para ser respeitada tenho de assinar???
ai la mare de deu!!!
assinar-lo-ei!
Eu agora também vou ter uma :) mas se precisar de uma contrato os teus serviços :)
Muito prazer luzdeluz, anónimos somos todos a assinatura é que faz de nós a diferença, imagina aparecia outro anónimo espanhol pensávamos que eras sempre tu :)
pega lá um besito para veres que eu não estou chateada nem guardo rancores :)
Boa viagem G2 vai com calma o que conta é chegar.
Sim e não, Luz. Se até agora sabemos que o anónimo és tu, mesmo que não assines, é óbvio que uma pessoa que pelo menos assina ou coloca o seu nome ou identidade virtual no fim, mesmo que comente como anónimo, pelo menos dá uma identidade a esse comento. Sabemos pelo menos virtualmente com quem estamos a falar.
Isto dos blogs é interessante mas pode tornar-se pernicioso, quando as pessoas se escondem atrás de um anonimato. Obviamente que todos podem perguntar: mas quem é o PaTU ? E eu respondo: o PaTU sou eu, aquele que fala com vocês todos, que é amigo da Ana e conhecido de todos vocês ,mesmo que virtualmente, mas aquilo que escrevo, penso e demostro aqui como PaTU, é antes de mais a minha genuinidade, a minha forma de ser tal qual sou como pessoa. Podia aqui apresentar-me com o meu nome próprio e se o não faço, tem somente a ver com o facto de que para a Ana, sou o PaTU Donald.
Podemos inventar as personagens que quisermos, o que penso sobretudo é que não devemos inventar formas de estar e sentimentos que não condizem connosco e sermos íntegros e honestos na forma como escrevemos e demonstramos as nossas ideias, sentimentos e emoções, mesmo que num mundo virtual.
Saibamos sempre respeitar-mo-nos uns aos outros e as nossas diferenças.
Bom Natal para todos e Luz, toma um besito por teres assinado. ;)
PaTU
Quantos somos ? Os "residentes" somos :
Ana, Lui, Luz, Sandra, g2, Formiga , ( continuo a achar que esta formiga é "baile" )o João - que só comenta as fotografias ) e eu.
Já viram, neste post da Ana, 8 pessoas contribuiram para 143 comentários, 8 pessoas sentiram-se bem e à vontade para dizerem de sua justiça, para demonstrarem os seus sentimentos e emoções sobre alguma e tanta coisa, 8 pessoas vieram aqui repetidamente ver se " mais algo tinha sido escrito "
Isto a mim, diz-me imenso, diz-me sobretudo que somos de carne e osso e de que precisamos todos uns dos outros , seja de que maneira seja, para nos sentirmos vivos, interessantes e interessados e sobretudo demonstra que pelo menos nós os 8...não estamos sózinhos.
Porque no fundo quando saímos daqui, ficamos sempre a pensar naquilo que cada um disse e isso é tudo menos solidão.
Só por isto, já vale bem a pena o Natal.
Mais uma vez Ana, obrigado por nos deixares cá estar, obrigado por não teres imposto qualquer limite às nossas conversas ou temas, desde que regidas pelo respeito mútuo e sensatez.
A todos, sem excepção, obrigado por " fazerem parte do meu dia ". Fico mais quente sem dúvida alguma.
PaTU
Ai patu até me emocionas :)
Tens toda a razão, eu encontrei nestes últimos dias um cantinho de amizade virtual mas será sempre amizade e faz-me sentir que não estou aqui sozinho dentro destas 4 paredes.
Sim, obrigado ANA por deixares estar aqui estes chatos eheheh
E viva o Natal que faz estas coisas :)
E já agora, um bom natal para todos os que passam aqui.
E não agradeças Patu :)
Tu nao te emociones mulher. Tu tá-me quéta. Prefiro que entres na capela despida, ;) Nota, a capela é que está despida, não hajam más interpretações, ohhhh!!!
Uma mulher emocionada é pior...que um homem emocionado também.
BeiJus do
PaTU
Agora não dá muito jeito andar despida homem, olha que já está perto dos graus negativos se já não está ehehehehe
Para mim é o homem, fogo ficam piegas como tudo pa eheheh mas ficais tão guapos ihihihi
Caramba, a capela despida sim, tu não, vê lá se te constipas, xissa...!!!
Olha lá um homem emocionado não significa que fique piegas, ohhhh !!!
Eu emociono-me com facilidade e de nao fico piegas e guapo muito menos ( seja emocionado ou não )
Cum camandro !!!
PaTU
Agora fizeste-me rir patu eheheh~
Não gosto de ver as capelas depidas :)
Pronto faço-te a vontade não ficam piegas eheh :)
Nao gostas mas viste, ohhhh.
E já não é a primeira vez que te faço rir. Isso é bom. Deviamos fazer sempre rir as pessoas.
PaTU
Tens razão por mim rio e faço rir os outros, pelo menos aqui que por vezes as nossas vidas já são bem cinzentas portanto toca a rir que faz bem à saúde.
Será que chegamos aos 200 ihihihi
Então és como eu. Devemos ter cara de palhaços, ahahah.
Ora se chegamos aos 200 ? Sei lá? Não sou vidente nem bruxo.
PaTU ;)
Oh Ana, nao postes nova foto, isto vai ter de ultrapassar os 200 comentos.
Basta teres de responder a nós todos, um a um, pois que bem merecemos, e tu também.
E tens muito para opinar.
BeiJUs do
PaTU
Agora sou eu e a Sandra que estamos a jogar ping-pong: ora comentas tu, ora comento eu .
Mais alguém para se juntar ao jogo, podemos fazer equipas duplas, né?
PaTU
Eu junto-me a vocês por uns instantes, mas aviso já que não gosto de orgias...
Nem eu, ohhhhh. Xissa.
Mas no ping-pong podem-se fazer equipas duplas.
No "resto", 3 é uma multidão.
PaTU
Mas nao tinhas ido embora g2, cum camandro ? A gente a julgar-te no sossego da serra e tu aqui.
Levaste o computador, foi?
Boa.
PaTU
Objectivo: ultrapassar os 200 comentos !
Permissa: comentos com substância. Até agora estamos a ir bem.
PaTU
Não fui ainda para a serra...
Ah bom, entendi-te.
Eu fico por cá, à espera da Tia Laura e dos Bilharacos. Ai não que não fico. Vai ser um desvario completo, ai se vai.
Até estou a ficar com as beiças molhadas de tanto salivar, xiiii.
PaTU
Não sou muito boa nesses jogos, sou melhor nos de pc ehehe vai uma corridinha de carros ou bilhar ou aqueles que fazem pensar muito até cairmos para o lado ehehe
Agora com a barriguita acomodada já posso contribuir para o 200 :)
Corridinha de carros no pc ? Ainda se fosse ao vivo, alinhava, numa pista claro está, para não fazer perigar a segurança rodoviária, agora no pc?
Vá deixa-te lá de desculpas e anda jogar ping-pong. Tu e o g2 contra mim ( ó pa mim a armar-me aos cucos ). A não ser que eu jogue com a LuzLuz, ou com a Lui, mas elas piraram-se daqui, cum camandro.
PaTU
Ao vivo também gosto mas é de os fotografar é cá uma adrenalina pá, andam-me sempre a chamar de doida porque me coloco à frente dps bichos ihihihi mas na verdade não me ponho mas nas fotos parece eheh
Pronto G2 anda lá para este se calar vai ver o que é bom ehehehe
Ainda levas com um carro por ti abaixo,ganha lá cuidado.
É que os gajos por vezes até se despistam, tázaver?
Vá, sirvam vocês que eu aguento.
But lá
PaTU
Vá agora é a minha vez oh G2 aparece lá que eu não me aguento sozinha a jogar com este que pensa que percebe muito do riscado, que companheiro me arranjaste pá.
Eu sei que os gajos se despistam mas o que queres quando estou com o raio da máquina esqueço-me de tudo mas eu coloco-me sempre em sitio que possa fugir num te preocupes.
Olha olha, ó pa ela.
Pois, quando estás com a máquina esqueces-te de tudo e até vês capelas despidas, enfim.
Vá, toma lá agora com este serviço, ora aí vai...pimba, nem a viste. Toma :D
PaTU
Quem disse que eu não a vi agora não estou com a machine na mão, olha ela na tua testa pimba toma lá para aprenderes
(até parece que não tenho dois estaminés para cuidar e ainda nem tratei das boas festas para o pessoal, estou a ficar marada, estou, estou...)
Tu não te mares rapariga, vai lá tratar dos estaminés e mandar as boas festas. Eu fico a jogar sózinho ou contra as paredes, deixa lá.
Xiii,acertaste-me na tola e doeu, caramba, joga lá com mais calma, pôssas.
Raio de mulher :(
PaTU ;)
Bem , vou sair e apanhar ares aqui de Sintra. Se calhar passo nas queijadas e arrumo um pacote com uma bica. Seis queijadinhas vão-me fazer bem, ai se vão.
Até logo - o mais certo - ou inté amanhã.
Fiquem bem
Sandra, ganhaste o jogo. ;)
PaTU
É melhor na testa que noutro local rapaz.
Estou a pensar nas palavras, gosto de nesta altura fazer chorar as pedras da calçada :)
Aqui vai uma lentini
Ai Sintra, já fui tão feliz aí ehehehe
Ai que bom ganhei, traz-me uma para mim.
Mas olha lá, querias acertar-me aonde ? Hã? No peito, nas mãos ? Ainda bem que foi na tola, que tenho a cabeça rija. ;)
Já foste feliz em Sintra ? Olha, também eu, aliás, já fui feliz em muito lugar. Ou melhor, ainda sou feliz em muito lugar, tenho alguns momentos de felicidade.
E tenho aqui a tua queijada. Ora toma lá...;)
PaTU
Eu jogo ténis de mesa (muito bem), bilhar livre, voleibol, futebol. Sei nadar e andar de patins. De bicicleta também. Jogo à sueca, o King, o póquer de cartas e de dados...
Jogo a muitas coisas...
Agora vão mazé dormir, eu vou fazer o mesmo.
Hasta mañana
gute nacht, meine liebe.
gute nacht.
Ass: outro anónimo!
Então eu digo o que sei fazer também:
Nadar - sou pato afinal - nado, fui nadador federado, patins também ando - fui jogador de hockey em patins - ténis de mesa e ténis, voleibol gosto imenso, badmington, jogo king também, xadrês, damas, jogo também à sardinha para aquecer as mãos, bowling dou uns toques jeitosos, futebol não jogo mas já joguei rugby em miúdo, joguei à macaca com as minhas amigas em garoto e não me lembro de mais nada.
Outro jogo que jogo bem, é desafiar alguém a comer mais doces do que eu, de uma assentada.
E lá tás tu com a mania que és mandão e autoritário g2, vai lá para a cama - até tens em baixo alguém que te diz " boa noite, meu amor,boa noite ", e deixa-me cá por aqui que ainda não me vou deitar.
Raio de feitio, pá. Dorme bem ;)
PaTU
Desta vez não me disseram a mim, disse eu ...
Também jogo xadrez (até aqui no pc) e damas, com as meninas não joguei nunca à macaca, há outros e bem mais interessantes jogos para fazer em companhia das meninas, um dia mando-te um livro a falar dessas coisas...
Bom dia...
PS: Quicas, amanda aí a password do teu blog para eu cá postar uma foto de Aveiro-sur-Mer... Onde é que tu andas, ó Lampiona?
Só uma nota: não sei alemão...
;)
Bom dia a todos.
Patu a queijadinha era tão boa.
Eu também já fui feliz em muitos cantinhos de Portugal :)
E sou muito feliz onde estou no meu paraíso, ao quentinho (cá dentro que lá fora já pus o pé e está tudo vidrado)
Já desejei boas festas num dos meus estaminés falta no outro mas ainda não me apetece.
E hoje começa o inverno para quem não se lembre, eu não me lembrei quem me lembrou foi o sapo :)
Um bom domingo para todos.
P.S. G2 a essa hora avho que já estava a dormir :)
bom dia boa tarde ou o que seja hoje.
ontem tive um jjantar cm um dos meus coros(estava marcado para as 22:30, mas só conseguimo começar às 24H!!). nem perguntem,porque spain is different!
fui para a cama às 4 e tal
hoje o dia vai ser tranquilo.........os meus olhos ñ podem com tanta luz no céu.
vou tomar um duche e comprar o jornal
e como ñ tenho vagar para cozinhar, vou almoçar ovos fritos com batatas ídem.
ñ vos digo mais.
nota:g2,há anónimos que falam muito pouco alemão.
esqueci assinar o comento anterior,que evidentemente era meu
Hoje conseguiste escrever quase 100% português. Se calhar o jantar tinha aulas de português ehehe :)
Um bom dia também para ti.
Reparei agora que este post tem uma foto muito linda..
Parabéns Quicas...
luzdeluz: pois há!
sandrucha: escrevê-lo-ei sem erros daqui à pouco!
gostava era de escrever bem, e perceber melhor, mas ainda é cedo pra isso.
vou apanhar um cadinho de sol, que me faz bem à saude(mental).
bom domingo, e bons pingues-pongues!!!!!!!
Bom dia Ana, bom dia a todos
g2, bom dia rapazola, podes guardar o livro pois acredita que não vou aprender nada nem tampouco tu me ensinas seja o que fôr. Também eu sei fazer outros e mais interessantes jogos com meninas, mas ao contrário de ti, sei jogar à macaca e nunca perdi a minha masculinidade ou coisa que o valha por causa disso. Devias jogar também, faz-se exercicio e divertimo-nos bué. ;)
Já percebi que tens um "amor" por estas bandas. Isso é bom, é bom amar. Ama rapaz, ama. Agora nao havia necessidade de comentares como anónimo. És rapaz de muitas identidades aqui pelos blogs,isso baralha-me e atrofia-me o espirito. Desculpa a sinceridade e frontalidade. Ainda queres que te escreva um email ? Já pedi à Ana o endereço mas ela nao tem estado perto do computador.
Já agora, que queres que eu te escreva ? Olha, mando-te as boas festas. Depois logo se verá.
Sandrucha,bom dia ( é assim que a Ana te trata e acho giro ), ainda bem que gostaste da queijada. Essa era da Fábrica da Sapa, agora dou-te uma da Casa do Preto para o pequeno almoço. Apesar de um bocado diferentes, são ambas boas, sendo a da Casa do Preto, mais queijada - a massa interior é mais macia que as da Sapa e a queijada em si mais baixinha. Que te faça bom proveito. E pronto, hoje começa o Inverno - nem dava por tal. Obrigado por avisares.
Luz, bom dia, deitaste-te às 4 e tal? Olha, também eu, deitei-me eram 6 e cinco. Fazes parte de um coro ? Deve ser muito giro, estou a falar a sério. E isso, tira férias hoje e não cozinhes. E parabéns pelo português. Falas e escreves melhor português, do que eu espanhol ;).
Tenham todos um bom domingo.
BeiJus e abraÇus do
PaTU
Lá tás tu g2 com as tuas manias.
Só agora reparaste na fotografia ?
Oh pá, deixa-te disso.
AbraÇu
PaTU
PaTU, ainda quero que me escrevas um mail, sim. Só para eu ter o teu e-mail escrever-te eu a ti.
Agradeço.
Oh rapaz, que não seja por isso.
Vai ao meu perfil o email está lá a partir de hoje. Quem quiser,use e abuse. Gosto de ler emails de pessoas amigas, virtuais ou não.
BeiJus e abraÇus do
PaTU
Boa tarde a todos.
Siga pa bingo. Será hoje que vamos chegar aos 200 ?
A ver vamos. ( não digo " como diz o ceguinho" ) pois se há coisa que me faz imensa impressão é alguém ser invisual.
BeiJus e abraÇus do
PaTU
Quicas: algures, aí pelos comentários, pedi-te a password do teu blog para cá postar uma foto de Aveiro.
Não se pedem passorwds a ninguém, por isso, esse "pedido" tinha que ser encarado como um brincadeira, como uma maneira de me "meter" contigo.
Oxalá tu o tenhas entendido assim, mas se não entendeste, peço desculpa.
(Este comentário veio a propósito de uma coisa que o PaTU me referiu)
.
olás!
e boas tardinhas!
vamos ver se chegamos aos 200 comentos,porque a quincas nunca teve tantas visitas.
Olés, Luzetal, but lá, já falta pouco.
PaTU
olha que ñ sou de olés,eh!
sou de olás!!
tinha era que estar a dormir a siesta,mas telefonaram para ir lanchar um bolo de aniversário.........
Exma. senhora
Pois fará o favor de desculpar, mas disse olés como poderia ter empregue olás. Não foi com o intuito de ferir a sua sensibilidade ou com intuitos ou significados menos dignos ou encapotados.
Não faço o género.
Com os meus melhores cumprimentos
PaTU
eu a tratar por tu e tu a tratar por exma senhora..............
estou a progredir.
Ora, haja nível, não é ?
BeiJus do
PaTU
Venho aqui humildemente dar o meu contributo singelo, para que alguém faça o 200º comentário no blog da Ana. No dia em que começou o Inverno.
Não serei eu a fazê-lo. ;)
B&A's do
PaTU
bieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeen!
me ha tocado!!!!
a ver vamos se amanhã sãe a sorte grande.
Enviar um comentário