www.anafonseca.net

....................

domingo, 12 de setembro de 2010

Na reserva do Garajau, existe uma praia lindíssima debaixo de uma falésia com acesso através de Teleférico.

Existe um centro de mergulho, cujo a pessoa responsável actualmente é o Philips - Garajau Diving. O Philps é o filho do Rainer que criou esta escola há cerca de 30 anos atrás...

Foi o Reiner que descobriu o Pintas...e até hoje o Pintas ainda anda nesta reserva...

Quando cheguei lá .... confesso que, não ia com muitas esperanças de encontrar o famoso Mero Pintas que há três semanas atrás me tinham falado no Continente.
Pensava eu, que os mergulhadores teriam que ter muita sorte para ter um momento tão mágico debaixo de água...

Estas são as primeira fotografias - que não são minhas (pertencem ao mergulhador Carlos Marques que gentilmente me cedeu essas fotografias).

Estava eu a mergulhar com o Philips como "budy" e vindo do nada… vejo-o a sacar a faca e a bater com ela na rocha...e de repente passa da posição horizontal para a vertical começando a agitar o braço muito rápido com a faca na mão...

Fiquei quieta pois não estava a entender nada do que se estava a passar...e de repente vejo um vulto enorme a aproximar-se de nós...

PORRRAAAA.... era o PINTAS...

O Pintas é um mero que é como um gato... gosta de festinhas em todo o corpo e vem ter connosco para lhe darmos mimos... coçamos-lhe o queixo e o bicho vira-se nos nossos braço a pedir mais..
É impressionante...só de relatar esta situação quase que a revivo novamente..

Foi o momento mais mágico que algumas vez tive debaixo de agua.

Aconselho quem gosta, a ver este vídeo também do Carlos Marques
http://www.youtube.com/watch?v=u_mpkxdwPJ0&feature=related



















Não percam esta oportunidade de mergulhar aqui - Reseva do Garajau - Garajau Diving

8 comentários:

Pedro Sampaio disse...

LLiiiinnndddddooooo.
Sabia que ao largo do Corvo também havia um Mero amestrado, até que foi lá um caçador submarino....

Sérgio Pontes disse...

Excelente :)

Ana F disse...

Olá pedro,
Não estás bem a ver a emoção que é tocar e mexer num bicho destes..
Só lhe falta falar porque de mimos percebe ele.. LOLOLOL

Caçador submarino?!! OPAAA... a conversa já teve melhor ai já, já!! lolol

Falando serio, disse-me o banheiro lá da Praia do Garajau que nos dias de festas há anos atrás quando lançavam foguetes, iam mergulhadores à reserva com explosivos (aproveitavam o barulho dos foguetes) para fazer explodirem e estes peixes virem ao cimo de agua já mortos...
Enfim..
Tristeza...

Uma coisa é certa - quando lá voltar vou novamente à procura do Pintas! Oh se vou!!

Imagina que vi um segundo e avisei o instrutor mas somente quando cheguei ca a cima é que ele me disse que o segundo já nao era o Pintas...
Este segundo não se deixou tocar! Nadava perto mas nada de confianças...


Sergio,
Obrigada pelo Comennto. E sim... foi excelente!!
Bjs

Remus disse...

Fiquei com inveja... muita inveja.

Em nenhum sitio do teu texto, dizia que isto era em Portugal (Madeira). Pelo nome: "reserva do Garajau", estava convencido que era no Brasil, mas afinal ainda bem que pesquisei no google. ;-)
Assim sendo, então a esperança de algum dia ser a minha vez de tocar no Pintas é muito maior.
;-)

al disse...

Fiquei com vontade de começar a fazer mergulho. Excelentes registos.
Beijos

JOTA ENE ✔ disse...

ººº
Ok... fica aqui o recado, mal possa vou lá dar um mergulho.

Bjoooo

Ana F. disse...

Oi Remus,
Nao sabia que mergulhavas!
Caso vás à Madeira então aproveita o melhor destes dois meses - Agosto / Setembro. È que no Domingo anterior a este mergulho tinha aparecido Mantas...

Tantas Mantas que o instrutor colou-se a uma e ela levou-o até à superficie mesmo à beira da Praia do Garajau!

Desculpa a minha falha - Nao ter referido Madeira...

Chegaste a ver o link no youtube?! Vale tanto a pena... viste o tipo a dar um beijinhos ao Pintas?!

Sabes que o Carloton Pestana é um dos hoteis madeirenses com acesso ao Mar e iamos todos os dias fazer um bocadinho de snorkeling sendo que havia um cardume enorme de peixes e entre eles havia meia duzia de peixes porco os quais vinham comer à mão... impressionante..LIndo de morrer..
Num tenho fotografias... é que a minha maquina num mergulha! lolol


Al, conheço a escola onde andei e os professores Paulo Cardoso / Pedra são muito bons! Subazul
:-)


Ohh Jotita, há bue que nao te via por aqui. mas tenho-me lembrado bastante de ti...
Sempre que vejo o roberto frangar! lololololol
Acho que devia de haver um grupo no FB do genero "Pessoas que desejam o Julio Cesar na Baliza do Benfica". Repara que nao disse mal do Roberto... Apenas que preferia ver o Julio Cesar na baliza
LOLOLOLOL
Vamos lá ver amanha COM O ROBERTO
Medddooooo!! lol
Muito meddooo!

Beijos

Remus disse...

E não mergulho. Aliás, o único mergulho que pratico é na calmaria dos lençóis da cama. ;-)
Mas gosta de experimentar mergulhar no meio dos peixinhos.
:-)

Confesso que só vi o vídeo agora. E se o tivesse visto logo da primeira vez, teria visto logo que era na Madeira. ;-)