www.anafonseca.net

....................

domingo, 13 de julho de 2008

Gosto porque gosto.... de futebol...


E em todas as viagens que faço, se existir na cidade algum estádio importante faço questão de o visitar. Há amigos meus que acham ridículo visitar estádios.... Mas enfim... Não podemos gostar todos do mesmo! E ainda bem ....



O primeiro que pisei em Dez. 2001 foi sem sombra de duvidas, em dimensão, um dos maiores estádios do mundo e um dos que tem a maior mística do desporto rei - Estádio do Maracana.
A noção com que fiquei dentro desse recinto, foi a de um completo abandono por tal local.

Os balneários sujos, a relva mal tratada, não existiam bancos na bancada, a visita guiada foi muito mal feita...enfim...estava à espera de muito mais.Foi importante conhece-lo mais não seja porque foi ali que a maior lenda de futebol jogou - Pele. Há quem defenda que o Maradona foi melhor que o Pelé.... mas pronto....eu tenho um carinho especial pelo Pelé.


Em Jun 2002, visitei, para mim, um dos estádios mais bonitos e mais bem cuidados que alguma vez tinha tido a possibilidade de visitar - Estadio Camp Nou. Impressionante a imponência deste recinto. Qualquer coisa "do outro mundo".

Foi neste estádio que tive a possibilidade de pegar pela primeira vez na vida, numa taça de campeões europeus - Taça da Champions - e com a qual, à socapa, tirei uma fotografia. Hoje em dia já não é permitido fazer isso.... :-)
Imaginem que no corredor de acesso ao campo, do lado da equipa do Barcelona (uma vez que existe um corrimão a dividir este acesso para cada uma das equipas), existe uma capela onde todos os elementos da equipa BCN passam OBRIGATORIAMENTE, e fazem a sua oração antes de entrar no campo.

A qualidade do relvado estava nas melhores condições, mesmo na data desta visita (após a época ter terminado, alias...ano do Mundial da Coreia..). Colocam cortinas pendurada
s duma bancada para a outra para não permitir que o sol durante as horas de maior calor incida directamente na relva.




Em França (Paris) quando lá estive não visitei nenhum! Não me diz muito o futebol francês.



Em Inglaterra, não visitei o do Chelsea porque quando lá estive, foi na era pré-Mourinho e como tal ninguém conhecia o clube.... nem eu! Mas neste país há dois estádios que gostaria de visitar:
- Estádio do Chelsea ....Sem nenhuma taça de campeões europeus.... Enfim... e
- Estádio do MAN UNITED com a ultima taça da Champions.... Onde jogou (ou joga....não sei bem), o meu menino! Vencendo a final justamente à equipa do Chelsea.



Em Out. 2006, tive a oportunidade de visitar o Estádio dum clube rival. O estadio do Sporting Clube Portgal. Deste tenho a mencionar dois aspectos:

1. Nos balneários vi uma coisa que nunca tinha visto em nenhum dos anteriores...nem no Maracana - começando pelo guarda-redes Ricardo, e outros mais que agora não sei precisar nenhum nome, tinham em cima do seu cacifo....imaginem o quê..?!! Estatuas de Nossa Senhora. AHAHAHA
Ahahaha!!
É que podiam coloca-la no dia do jogo...Mas não...enfim…. Tinha lugar cativo naquele balneário. O que eu gozei com amigos e colegas meus (esta visita foi conjunta e com colegas de trabalho)


2. falando da visita propriamente dia ao museu, tenho a referir que gostei muito do que vi. Independentemente da minha preferência clubistica. A rapariga que nos fez a visita guiada estava mesmo no espírito do clube. E não queiram saber o tao importante é sentir a mística do clube quando alguém o visita.

BALNEÁRIOS





Estádio - A minha avó ainda foi ver a neta jogar neste estádio. Num torneio que :-) lá se realizou.



A nossa equipa - vencedora - Primeiro Lugar com dois golos de minha autoria :-)




Correndo destacada para o que havia de ser o segundo golo, da minha equipa! :-)


A festa após o torneio!! :-) Em Junho 2005!





Em Junho 2008, tive a oportunidade de visitar um dos estádios estrangeiros mais mediáticos da próxima época - Estádio San Siro ou já agora pelo seu verdadeiro nome - Estádio Giuseppe Meazza.

Este estádio é "muito à frente" e fez-me confusão visitá-lo! Há-de ser o poiso quinzenal do mister Mourinho. Quinzenal porquê?!!

Porque neste estádio jogam exactamente duas equipas rivais - O Inter Milão e o AC Milão. E ambas as equipas nunca treinam neste estádio a não ser os 15/30 minutos antes de cada jogo.

Para nós portugueses, seria o mesmo que termos um único estádio, que "pertenceria" ao SCP e ao glorioso SLB.... Em termos de optimização de custos, maximização de receitas, o resultado seria bem melhor que aquele que possuímos hoje em dia com a nossa realidade
...Mas...e a mística?!! Cada um cria a sua como é obvio...

Continuando, entramos dentro da área de acreditação e vimos logo a distinção das três equipas...Sim....aqui existem três equipas - AC Milan, Inter de Milão e o Visitante.... Pois.. :-

Apenas visitamos o que interessava, área do AC Milan e a área do Inter Milão. Este estádio tem capacidade para cerca de 85.000 pessoas!


Panorâmica geral do Estádio - Interior e Exterior



Esta é a zona VIP - Estava tão suja...as cadeiras eram imundas...Sem classe!! Segundo as notas de Marcelo (1-10) dava-lhe um 3 (negativa bem baixa)...!





Área do AC Milan






Área do Inter Milão - Equipa do Figo e Mourinho!!!






Deixei para ultimo o mais importante de todos, sem sombra de dúvidas. Aquele que mais gostei de visitar! Aquele que mais mexeu comigo em todos os sentidos….
Já andava há n tempo para o visitar, faltava sempre oportunidade, companhia, tempo, fosse o que fosse….


O Estádio do Glorioso – Estádio do Sport Lisboa e Benfica, é o maior em Portugal, tem capacidade para 65.000 pessoas. A antiga catedral chegou a ter em 1991 na final de juniores disputada entre Portugal e Brasil (na qual nos tornámos campeões mundiais de Juniores com o actual seleccionador nacional – Carlos Queirós) , cerca de 120.000 pessoas! As bancada das antiga catedral eram semelhantes às que encontrei no Maracana (sem bancos)


Em termos de qualidade de instalações este ganhou, na minha opinião, como é óbvio, a todos os outros estádios que anteriormente visitei.


E além do mais, tem uma coisa que mais nenhum clube NO MUNDO tem..... e é isto que representa a sua mística de sempre - A ÁGUIA VITORIA que voa na Luz em todos os jogos antes do inicio do mesmo. É um espectáculo DIGNO DE SER VISTO....que só existe ali!! Naquele cantinho...no nosso cantinho!

Na sala de imprensa






Nas bancadas com uma visão geral para o Estádio




No banco e na cadeira do presidente - nº12!!!




A aguia VITORIA e o seu "amigo" GLORIOSO, ambos vivem no estadio da Luz, fazem de la a sua casa...!

Deu para fazer uma festa na Aguia quando ela foi levada pelo seu treinador à sala de imprensa para ser mostrada aos visitantes!





JAMAIS ESQUECEREI ESTE DIA!!!!!!!!! :-)

14 comentários:

g2 disse...

Agora só tenho vagar e "apetite" para dizer o seguinte:

Mas que grandes óculos que tu tens. Para que servem?!...

Anónimo disse...

Quicas,fico sempre admirado quando te oiço ou leio a falar da bola. Sente-se em ti uma força, uma paixão que consegues transmitir a quem te leia ou te esteja a ouvir. Desde sempre que és assim, pois sempre te conheci assim. Mas podias às vezes esmorecer mas não: falas sempre com a mesma paixão.

Sabes que para mim o futebol tem a importância que tem, é mais um desporto que se pratica e ao qual se assiste, mas tu realmente vives a bola e sobretudo o "teu" SLB.

Ainda bem que finalmente conseguiste visitar o estádio e instalações do teu clube do coração. Que também é vermelho,ahahah.!!! As fotografias estao todas bem acompanhadas pelo texto e parabens pelo jogo que a tua equipa ganhou com dois golos teus. E ficaste gira em todas, mas na sala de imprensa...bem. Com uma treinadora assim, até eu jogava à bola. Vaidosa, pá. ;-) Mas vaidosa sempre foste, ahahah.

JOTA ENE ✔ disse...

ola Anokas,

Grande sequencia de fotos ... por acaso já fiz essa voltinha guiada p'lo estádio e adorei.

Fiz dezenas de fotos ... na escada rolante ... nos balneários com as proprias camisolas dos jogadores e todas aquelas voltinhas que tu deste. Resumindo foi um dia bem passado.

Fika bem e vamos ver este ano.

Bjsssssss!!!

Anónimo disse...

o melhor de tudo:
o santo antónio e a fatimita...............qué grande coisa!!!!!!!!!!!!!
beijinhos quinquiñas.

Anónimo disse...

Saudações leoninas... doa a quem doer!

g2 disse...

Quicas, tenho a dizer outra coisa:
as imagens de santos que os jogadores têm, não tem nada a ver com o clube. De certeza que lá no teu benfas também há jogadores crentes ao ponto de andarem com imagens.
De qualquer forma e como se pode ver, o SPORTING é o melhor.
Até no jogo da bisca lambida!

E também queria dizer outra coisa, mas agora não, fica para depois. Talvez ali ao lado!

:)

Anónimo disse...

Es que el hecho de que San Antonio sea patrón de mujeres estériles....me hace sospechar!
ese santo entre tanto macho ibérico!!!

ROADRUNNER disse...

...mas a maior enchente da antiga Catedral foi com o Porto: 135.000!
E outras ouve, nas 1/2 finais da Taça dos Campeões em 88 com o Steaua de Bucareste e em 90 com o Marselha. Aqui o Roadrunner esteve lá!
Nas minhas peregrinações tenho passado por muitos estádios míticos e visitado alguns, mas desde a 1º vez que entrei na Catedral (tinha eu os meus 3 anos) nunca tive desejo especial de conhecer mais nenhuma.
Alguns aprecio-os por fora e mais nada.
Lembro-me assim de repente do Velodrome onde joga o Marselha, dos estádios do Besiktas, Galatassaray e Fenerbace, do Olímpico de Roma (Roma + Lázio), do Santiago Bernebéu, do Nou Camp, do Riazor (Corunha), do do Sevilha, do Prater (Ernest Happel) em Viena, onde o Porto foi campeão europeu e o Benfica jogou a final da TC em 90 com o Milão, do mais fantástico de todos, o do Bayern de Munique (Olimpico), do Heysel Park em Bruxelas (Anderlecht), do Stade de France, o Olímpico de Montjuic (Barcelona) onde joga o Espanhol, eu sei lá.
No entanto nenhum se compara à gloriosa CATEDRAL!
Saudações vermelhas do Roadrunner!

luí disse...

nunca has ido al Bernabeu ?
não acredito
para o ano proximo temos de ir as duas a ver o teu menino e o meu clube..
esta combinado?

Ana F. disse...

Olá G2,
Oculos?! Quais oculos paa?!
LOL

A proxima que postar vai ser para ti, vale?!!
;-) E vais entender o porquê... Ja, já!!!
G2, o que queres dizer que o Sporting é o melhor em bisca LAMBIDA?!! uhmm?!!
Tu vê la, miudo.... ;-)



Pato,
Fala com o meu godfather! Ele foi o culpado... LOL LOL
E sim, era uma falha indesculpavel no meu CV de estádios visitados!!
Mas deixou de o ser!! :-)
So tive pena de não ver as duas taças da Champions do Benfas que ...imagina la.... Tinham ido visitar um PALOP... Tssssssss
Mas quando perguntei ao Jovem ...imagina so...o guia teve q confirmar com a alguem via telefone se as taças estavam ou nao no museu... Daahh para o gajo! Parecia que era parvo!
Se nao as vi obvio que nao estariam la!
Hei-de la voltar para as fotografar! O gajo deixa-me entrar de novo!! eheheh!


Jota,
Nao tivesses tu la ido e isso sim seria de estranhar!!!
Ja agora, quais os outros que conheces?! Tb tens este pessimo meu habito de ir visitar estádios às cidades que visitas?!
Há dois sitios onde nao deixo de ir..
Hard Rock cafe de cada sitio q visito!
E Estadios de clubes que me dizem algo!
Olha, um que gostava de visitar na america do sul era o Boca Juniores....e nem entendo puto de futebol argentino...
Alias...eu nao entendo é puto de futebol!
:-)


Olá anonimo Luz.......eu quero la saber do Santo Antonio...alias nem simpatizo muito com esse santo! O meu é mais o S. Judas Tadeu!!
O preferido tambem da minha avó!



FININHOOOOOOOOOOOOOOOOOO,
OLHA,




Quando é que convidas o pessoal da varita para ir dar um volta no teu barco?!!

ehehehehe!
Tunga!

E saudações tb para ti! Bom tjivê por aqui!
;-)
Obg!


Epaaa Roadrunner, delirei a ler o teu comento...puxaaa.... Adorei!!
135000 com os murcoes dum raio...
Ate tenho medo de perguntar qual foi o resultado?!
Mas aposto que ganhamos..era no tempo que o benfas "abafava" tudo e todos! Quem vem, morre!! Era este o lema!!
Ha uma final da champions que nunca me sairá da memoria. Benfica - PSV que perdemos nos penalties! Lembro-me que era miuda e nesse dia, para variar tava a jogar bolas na rua com amigos meus vizinhos. Chegou a hora o jogo e recolhemo-nos todos aos nossos aposentos...
...
....
.....
Quando voltamos À rua depois do jogo,...era ver a criança com cara mais triste... Caramba... Que frustação...Nesse tempo jogavamos à bola, ohhh se jogavamos!!

Beijos e aparece sempre!!




Lui, podes nao acreditar, mas depois de fazer o post lembrei-me de ti. Acredita que era para ter falado no Santiago de Barnabeu que já la fui mas que estava fechado!
E tu nao me prometas uma coisa destas pq eu cobro mesmo!!
Ok?!
Quando voltar a Madrid, talvez em Setembro vou-te chatear para ver se andas por la e vamos la!
Vale?!!
Beijos e fica bem!!
F

Anónimo disse...

Acho que o nosso benfas devia convidar-te para relações Públicas ehehe

Vamos ver se este ano temos mais sorte :)

Anónimo disse...

Pronto, desculpa lá, para mim o mais bonito de todos é mesmo o da 2.ª circular... mas aquele que se veste de verde, hihihihi.

Agora a sério, gostei e achei muito interessante este teu gosto pelos estádios, a provar está o excelente texto e as imagens fabulosas.

Sinceros parabéns, um beijinho.

JOTA ENE ✔ disse...

Aliás... acrescentando mais coisas sobre HR e estádios de futebol, tb tenho essa necessidade.

HR... coleciono pin's (só logotipos)

Estádios de futebol, conheço alguns. Aí vai:

Betis
At. Madrid
Barcelona

Bayern Munique
Nurnberg
Stuttgart

Pratter (Viena)...

... e mais 2 ou 3 que nao me lembra

Bjossssssss

Luis Miguel Inês disse...

Á pois é. o estadio mais bonito e o melhor de todos, sem duvida!!!
Abraço