www.anafonseca.net

....................

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

NEPAL - Katmandu

A única bandeira do mundo que não é rectangular - NEPAL.
A bandeira foi adoptada com a formação do novo governo constitucional a 16/12/1962.

A borda azul simboliza a paz e a cor carmesim é a cor nacional do Nepal. No lado inferior da bandeira vê-se o sol iluminando. Na parte de cima a terra. Os dois símbolos reais são hoje reinterpretados como a representação da esperança de que o Nepal dure tanto tempo quanto a terra; o sol e as estrelas.





Os contrastes que se encontram nas ruas de Katmandu: estas duas miúdas brincavam na praça (uma durbar square qualquer no Vale de Katmandu que agora não me lembro do nome).
A miúda da esquerda é linda....




Esta criança apareceu do nada após eu ter fotografado as três meninas que vinham da escola...e fica assim nesta pose a olhar para mim... Eu bato este clik embora não com muita vontade...mal tiro a maquina da cara aparece-me (também não sei bem de onde) a mãe (penso eu) a pedir 1 dólar ou 1 euros (pediu ambos) pela foto que tinha acabado de fazer.... NAO DEI!! Recuso-me a incentivar este tipo de pedinchices ainda para mais com crianças....




O equivalente na religião católica à primeira comunhão....

Katmandu - Dez 2006

33 comentários:

Anónimo disse...

Ohhh paaaaa Ana, seguindo alguem ke me trata assim, carinhosamente. LOL

Mais uma sequência de belas fotos ke fizeste por essas bandas, foi em trabalho ou curiosidade de conhecer novas culturas?

Bom f-d-s e jokas do... Jota

Ana F. disse...

Foi apneas uma mera e simples curiosidade.........

LOL

LOL

Foi mas foi um choque quando cheguei a Katmandu.... primeiro país subdesenvolvido que conheci...

Mas adorei sentir esse choque cultural... é uma ansia de veres tudo o que te passa ao lado ; de consumires com os olhos tudo o que mexe que nem imaginava...

Afinal nunca tinha estado numa realidade tao diferente...

Já tinha lido umas cenas do João garcia acerca desta cidade (a preferida dele.....vá-se la entender... ehehe) mas estar lá é algo completamente diferente por mais que leias....sentires os cheiros...e sei lá...

;-)

Anónimo disse...

Lindas fotos quinquiñas.
Eu já estive 4 vezes em Bolivia.
O choque cultural é imenso,pero tens de convivir com isso.
Mas eu nunca fui como turista,eu conviví 2 meses o primeiro ano,lá por 1996,e assim é como podes aprender uma cultura.
Se vás como turista, ñ vès nada.

Ana F. disse...

Uiiiiiiii Luz, america latina....
O meu continente preferido!
....

ups...apesar da minha viagem de sonho ser à NZ / Australia...perdi a oportunidade de a fazer há 4 anos com um grupinho de amigos mto porreiro, mas nos próximos quatro garanto-te que a farei!
:-)ehehe

Mas, tens razão sim, em parte no que dizes...dependendo do turismo que fazes enquanto visitas determinados países. Ou és vista como uma turista ou como um elemento daquele grupo.

Porraaa....so de escrevr esta cena fico com uma vontade de viajar para esses sitios longinquos...

:-)
:-)

B7
(trocadilho!)

O nosso g2...deve andar montado em cima duma fresadoras de alcatrão ou dum cilindro qq compactador...
Tadinho do nosso miudo...



CUIDA-TE G2!!
ehehehe!
B7 para ti tb!

Anónimo disse...

o g2 está a fazer auto-estrada,disse ele.

Schwarz disse...

Deve ter sido uma viagem fantástica!

Ana F. disse...

Olá camoeess!!
Tudo bem?!!
Foi! Foi uma grande viagem!

Obg pelo comento!
;-)
Volta sempre!
;-)

luí disse...

viviendo en un sitio 2 meses se aprende una cultura?
Creo que no, solo es posible teniendo ganas de comprender, estés en el lugar que estés, en calidad de lo que fuese, sea trabajo,vacaciones o necesidad.
Tengo aqui una amiga marroqui que vive aqui hace mas de 4 años y te aseguro que de la cultura nuestra ni sabe ni le dejan saber , su propio marido me dijo que si se junta con españolas le voltean la cabeza y se rebela.

Incluso siendo "turista" puedes perfectamente aprender a amar a un pais, intentar conocer su cultura y sobre todo su gente ,yo vivo aqui hace muchos años, incluso nací aqui y sobre esta tierra que piso no lo he aprendido todo aun. La cultura es algo vivo y cada dia hay algo nuevo para aprender .
Y mas ahora que cada dia entran elementos nuevos de otros paises que aportan riqueza .

Anónimo disse...

Lluiseta:con-viviendo es como se aprende DE una cultura.
No digo que conozca en profundidad a los cambas bolivianos, pero 4 viajes a dos meses por año,y once años de no pérdida de contacto, dan para hacerte una idea del conflicto entre el oriente y el altiplano boliviano.
Sabías que existe más del 70% de población indígena?

Alguna vez te has subido a una canoa y has ido a "cazar" pirañas?
no como atracción turística,sino como hábito para sobrevivir.
Alguna vez has comido "armadillo" que está en peligro de estinción?
Y huevos de "peta"?

Alguna vez te regalaron un plumaje de guacamayo,del que extraen las dos plumas más largas?ellos dicen que les matan,pero no me lo creo.
El que cuelga de mi habitación tiene 33 plumas.

Sabes lo que es un "marimono"?
sabes cómo se combate una picadura de serpiente?

Alguna vez te han tocado la lambada con una guitarra,que es originaria del oriente boliviano,y un poquito más lenta que la que conocemos????

Sabes lo que es casarse en bolivia descalza y con el traje típico de ignaciana para reivindicar su cultura??

Y muchas cosas más.....que no se aprenden en ningún viaje de turista.

Anónimo disse...

EXTINCIÓN, perdón!

Anónimo disse...

lo de los moros ,es pa echarles a ellos y a ellas de éste país.
Y más bobas son ellas que aguantan!

Ana F. disse...

Uma coisa é aprender a cultura de determinado país e outra completamente diferente é enraíza-la de forma a tornarmo-nos membros dessa própria cultura.
É aqui que reside toda a diferença...Estive só três semanas e mais no Butão e posso garantir q senti o que é viver e conviver com aquele povo.

Mas uma coisa é certa... fui sempre uma outsider daquela cultura e todos os rituais que fiz quando devia e quando eram necessários, apenas os fiz por uma questão de respeito pela pp cultura!

A diferença reside nisto mesmo – aprender e conviver uma cultura é completamente diferente de pertencer a esse grupo! E podemos aprender essa cultura (ou “bocadinhos dela”) com viagens sim…

Mais não seja…fica a pergunta…Afinal o que é que é viajar?!!
Não é o convívio com outras culturas?!!

Beijos luiiii!!
As tuas ferias foram boas?!!
Os tuaregues trataram-te bem?!!
Ehehehe!

luí disse...

yo nunca como carne y menos de animales en vias de extincion

reconozco que es mas exotico conocer los conflictos del altiplano que aturar a los "moros" como tu dices , que estan aqui con nosotros y tratar de comprender sus costumbres para que se vayan integrando.

pero para gustos se hicieron los desiertos

y no !! a mi la "lambada" no me la toca cualquiera, eso te lo aseguro

;-)

luí disse...

os tuaregs me trataram bem. mesmo muito,
el sur de marruecos es el paraiso, la arena es de color tijolo, el por de sol es azul, los bebés tienen los ojos mas bellos del mundo,los palmerales de los oasis son verdes intensos, cuando al caer la tarde se rompe el ayuno del ramadan las ruas se llenan de alegria e festa,todos comparten sua comida contigo, e no meio da nada sale uma rapariga para ofrecerte sua miserable "jaima" de pele de camelo para pasar a noite

los colores tienen outro matiz

sim os tuaregs trataram-nos muito bem

Anónimo disse...

Qué te pasa Lluiseta?
Tás chateada por alguma coisa?

Beijinho.

g2 disse...

Tive um cão, que cresceu ao meu colo, ao qual dei o nome de Tuareg, por deferência e consideração por esse povo de "moros".

Bons dias...

Ana F. disse...

Oláaaaaaaaaaaa Guezitooo!

Tive uma perdigueira que se chamava Loboia....e que quando foi a primeira vez a caça com o meu pai fugiu quando ouviu o primeiro tiro de caçadeira...

Tive um gato que tb cresceu ao meu colo mas esse era o Mekong!

Viste...so nomes originais , neh?!!


Besitooo!

E cuidado com os tuaregues!
LOL

g2 disse...

Não sei se seria capaz, mas gostaria de viver com eles, com os tuaregs algumas semanas.

Mas não sou suficientemente forte para isso, sou demasiado mimado e comodista.

Assim, convivo com as pessoas daqui, falo com elas e com elas me misturo.

Procuro mostrar quem sou, falo da minha terra e absorvo aquilo que vejo, que oiço, que leio...

Não gosto de tudo o que vejo (a indisciplina aqui é tremenda) mas gosto das pessoas. E as pessoas não são, propriamente, uns santinhos, atenção...

Enfim... Eu não sinto um choque de culturas, antes me misturo com uma cultura diferente da minha. Não sei explicar bem isto das culturas...

Besito também para ti, Quicas e sim, terei cuidado com os tuaregs...

:)

g2 disse...

O meu Tuareg era um Dálmata! Foi para minha casa, bébé, eu punha-o ao colo e lá ficava a dormir, às vezes eu a dormir ao mesmo tempo, no sofá. Nunca usei roupão, mas por causa dele, vestia um, aninhava-o nas minhas pernas, tapava-o e assim cresceu.

Já era grande e ainda conseguia subir para a minhas pernas e aninhar-se ao meu colo. Simplesmente, por causa do peso dele, só lá ficava uns minutos, poucos, depois corria com ela.

E sempre que eu chegava a casa, era uma alegria para aquele cão.

Morreu sem eu estar presente e ainda bem...

Gosto de gatos, mas só para os ver, ou para lhes fazer uma festinha.
Não gosto de os ter e nunca tive um gato, mas tenho muito respeito por eles e pela sua personalidade independente...

Enfim, hoje a conversa derivou para os animais domésticos.

Mas não te esqueças, Quicas: o lobo é o meu fim...

:)

g2 disse...

"Corria com ela", não, "corria com ele".

O Tuareg era um cão, um macho lindo.

Quando o comprei queriam uma fortuna, o cão era cheio de pedigree, tinha mais pedigree que eu.

Disse que não queria um cão para exposições, nem para negócios, lá o venderam pelo preço que eu quis.

g2 disse...

Que orgia de comentários que aqui vai, hoje.

Isto é uma vez sem exemplo!

Ana F. disse...

G22222222222


Nao ....... nao páres!!
Tas a vontade!

LOl

Agora q eu tava a gostar de te ...LER, claro!


Besitoo!
E um tuaregue amigo para ti!

Tb criei um gatinho ao meu colo...desde de pequenino... ehehehe!!

Beijo grande !!

luí disse...

oh no Luz! yo nunca me enfado
besitos

yo me compro zapatos nos souks
porque ir descalzo no es bueno para la voz , por ahi se pillan los peores resfriados

Anónimo disse...

Beijos para que os precisare.

Ñ sou muito dada a dar beijos sem mais nem menos.

g2 disse...

Eu preciso...

Besito para ti, Luz.

Anónimo disse...

Eu te dou montes deles.

Anónimo disse...

E euuuuuuuuuuu!!
Ohhhhhhhhh!
Tb queroooo ohhhhhhhh!

cambada de abusados ohhhhhhhhhh!!

Quicas

Anónimo disse...

Eu dou para que os precisare........
Precisas Quinquiñas????

Aqui vao três milhoes quatrocentos e mil beijos para ti sozinha!

g2 disse...

Quicas, não sejas invejosa, ca...raças e vai mazé tirar mais umas fotos.

Podes ir para o Cazaquistão... Tem lá coisas lindas.

Montes de beijos também para ti, Luz, os meus montes deles já cá cantam :)

Ana F. disse...

Ohhh g2.... nao ouviste o que a luz disse?! nao?!!

São todos para mim sozinha ohhh!
3.4000.000 todos para mim....

ehehe!!

Vai maze ter com um tuaregue!!
ehehehe!

Beijos para a Luz e um pastelinho de bacalhau para ti! Dado que estás longe!

;-)

luí disse...

kinkas si queres ver un video interesante sobre un travel a marrocos , este es el blogue de meu "mano" ahi lo puedes ver
http://jesusvidal.blogspot.com/

Kalinka disse...

APENAS HOJE DESCOBRI O SEU BLOG...ADOREI.
Sou uma viajante compulsiva, sempre que posso, vou...
Mas, felizmente que existem outras pessoas iguais a mim ou que viajam mais ainda. É através dos seus olhos que muito irei aprender, pois vejo que já foi a sítios que nunca fui, nem sei se irei.
Adorei estas fotos - Katmandu...
Vou ser visita frequente, AQUI.

Ana F. disse...

Olá kalinca!
Muito obrigada pelo seu comentario e ainda bem que gostou das minhas fotos!

Bjs

Postarei mais fotos sobre estes dois locais (Butao e Katmandu)

Bj